Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Por que cuidar de nós mesmos é tão importante?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/03/2017 - Data de atualização: 16/03/2017


Ao longo da nossa vida, somos ensinados a estender nosso amor para o exterior: ser amável com os outros, dividir, tratar o próximo com compaixão, empatia e generosidade. Mas quando se trata de direcionar esses "presentes” para nós mesmos, parece que não é muito natural, não é verdade?

Se vivemos nossa vida com sentimentos de culpa, vergonha e muitas vezes auto-aversão, o desafio está em substituir tudo isso por sentimentos positivos, como o amor. Você pode, de repente, não sentir que merece esses "presentes”, mas a realidade é que, precisamos deles, mais do que ninguém! Nossa capacidade de amar ao outro, cresce proporcionalmente à nossa capacidade de amarmos a nós mesmos!

Autocompaixão e autocuidado são pedras fundamentais integrantes da cura do nosso relacionamento com nós mesmos. Embora pareça fácil, para muitas pessoas, aprender a amar a si mesmo é uma das tarefas mais desafiadoras que podemos enfrentar ao longo da vida.

Quando praticamos o autocuidado e a estender o amor a a nós mesmos, começamos a cultivar sentimentos de autoestima, força e resiliência, deixando para trás os mecanismos usados para mascarar os sentimentos negativos que temos sobre nós mesmos.

Amar a si mesmo não significa egoísmo ou egocentrismo. Muito pelo contrário: amar-se aprofunda sua capacidade de cuidar dos outros e amplia sua capacidade de amar. Ter compaixão consigo mesmo aumenta a empatia para com aqueles que convivem com você. Resumindo:  você não pode cuidar de outras pessoas bem, se você não cuidar de si mesmo em primeiro lugar.

Autocuidado é cuidar do nosso ser como um todo:
 

  • Viver uma  vida equilibrada ( sono, nutrição e exercício)
  • Impor  limites saudáveis para si e para os outros
  • Praticar auto - aceitação
  • Tornar-se mais consciente dos seus pensamentos, comportamentos e ações


No próximo post, abordarei as cinco formas de autocuidado que são os pilares para equilibrar o Ser como um todo.

Até a próxima!
Déborah Aquino
Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive