top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Planos de Saúde: usuários podem colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/09/2015 - Data de atualização: 19/11/2015


Na última terça, 11 de julho, os principais veículos de comunicação do país noticiaram a suspensão pela Agência Nacional de Saúde (ANS) de 37 operadoras que desrespeitaram os prazos máximos de atendimento estabelecidos por lei.

A medida - vale dizer - não prejudica os usuários e, como afirmou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "é necessária para proteger os beneficiários dos planos”.

Auditoria

A cada três meses os planos de saúde passam por uma auditoria que tem como um dos objetivos a observação do cumprimento dos prazos de atendimento estabelecidos. 

Saiba mais sobre os prazos de atendimento estabelecidos 
 
Para avaliar o desempenho dos planos, a ANS conta com uma voz fundamental: a do usuário. Poucos usuários, porém, sabem disso. Frente a negativas ou atrasos no atendimento, eles devem entrar em contato com a ouvidoria da ANS (0800 701 9656) e relatar o ocorrido. A informação é fundamental para a avaliação dos serviços oferecidos pelos planos de saúde e a punição aos que descumprem determinações.

Participação

O Instituto Oncoguia, por meio do Programa de Atendimento ao Paciente (PAP), registra diversas queixas de pacientes em relação à demora no atendimento dos planos de saúde e negativas de procedimentos.
 
"Percebemos que o usuário do Plano de Saúde, geralmente, não tem conhecimento sobre os canais que tem ao seu alcance para mudar a realidade em que se encontra. A ANS precisa dos relatos dos usuários, pois só assim poderá aprimorar os serviços oferecidos pelas operadoras de saúde”, explica o Diretor Jurídico da entidade, Tiago Farina Matos.

Ele acrescenta, que ao registrar reclamações sobre os serviços prestados pelos planos de saúde, o Oncoguia orienta os usuários a utilizarem os canais de comunicação que estão ao seu dispor. "Explicamos que é imprescindível ao usuário que se utilize desse instrumento disponibilizado pela ANS, pois assim estará contribuindo com o aprimoramento dos serviços prestados pelos planos de saúde”.

As principais reclamações dos usuários que entram em contato com o Oncoguia são relativas a agendamento com oncologista, quimioterapia, radioterapia, urgências, cirurgias e exames.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive