Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo

Pesquisadores da UFRJ criam modelo matemático para definir tratamento de câncer de placenta, que atinge uma a cada 200 gestantes no país

• - Data de cadastro: 29/06/2021 - Data de atualização: 29/06/2021

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade de Harvard e o Imperial College, desenvolveram um modelo matemático para definir o perfil das pacientes com câncer de placenta que podem receber um tratamento quimioterápico mais simples e com menos efeitos colaterais. O estudo foi publicado na sexta-feira na revista científica Lancet.

Uma em cada 200 mulheres que engravidam no Brasil desenvolvem o tumor da placenta ou um quadro de doença trofoblástica gestacional, cinco vezes mais do que nos Estados Unidos e dez vezes mais que na Europa, por motivos ainda desconhecidos.

A chamada gravidez molar é uma espécie de erro genético na fertilização e produz uma gestação não viável, em que o feto não se desenvolve. Mais da metade dos casos são descobertos até a 12ª semana de gestação, e quanto antes, melhor a recuperação e o menor o impacto emocional na paciente. Após o diagnóstico, é preciso fazer a interrupção da gestação por meio da aspiração.

De acordo com um dos autores do estudo, o ginecologista e obstetra da UFRJ Antônio Rodrigues Braga Neto, grande parte das mulheres já está curada após o procedimento, mas entre 20% e 40% vão precisar de quimioterapia.

Para essas, há a possibilidade de um tratamento mais simples, com menos efeitos colaterais como perda de cabelo e náuseas, ou um mais complexo. É na definição de cada grupo que entra o modelo matemático criado pelos cientistas. Mais de 5 mil mulheres foram estudadas, das quais 431 foram incluídas na fase final do estudo.

— O que a gente quer é curar da forma menos agressiva possível. Analisamos o perfil que se curava com o tratamento mais simples, aquelas que tinham nível de biomarcador menor, não tinham doença metastática etc. A decisão vai ser compartilhada entre médico e paciente, mas não é mais tomada no escuro — afirma Braga.

O médico é coordenador do terceiro maior Centro de Referência no mundo em doença trofoblástica gestacional, que é formado pela Maternidade Escola, da UFRJ, e pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, ligado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Impacto

A ginecologista e obstetra Gabriela Paiva, outra pesquisadora do estudo, ressalta a dificuldade das pacientes em lidar com a doença, que se mantém desconhecida de grande parte da sociedade.

— A maioria das pacientes nunca ouviu falar disso, chegam sem entender o que está acontecendo. Aí temos que explicar que a gestação não deu certo, não se formou um bebê viável e precisa ser interrompida. É um impacto muito grande. Além disso, precisam fazer acompanhamento por seis meses. Então a mulher sai de um estado em que achava que estava grávida, descobre que a gestação tem que ser interrompida, e ainda precisa de um acompanhamento a longo prazo. É muito difícil — explica.

Mesmo após a aspiração da placenta é preciso voltar aos centros de referência por seis meses para verificar se há o risco de desenvolver câncer ou não. Por isso, a importância de buscar esses locais de atendimento em que há, também, acompanhamento psicológico.

Fonte: O Globo