Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Pacientes com câncer ainda desconhecem os seus direitos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


Com mais de 3.000 atendimentos feitos nos últimos dois anos por meio de seu Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP), o Instituto Oncoguia enfrenta o desafio de fornecer informações de qualidade a um público que ainda desconhece os seus direitos sociais e como vencer os principais obstáculos impostos pela doença.

Por telefone (08007731666) ou por e-mail, uma equipe de profissionais orienta usuários de forma personalizada. Nos últimos 17 meses, 52% das dúvidas foram relacionadas a temas como auxílio-doença e isenção de impostos na compra de veículos, direitos sociais garantidos pela legislação brasileira. A demanda relacionada à saúde representou 48% dos atendimentos.

"Temos dois desafios constantes: o de informar os pacientes sobre os direitos e o de auxiliá-los nas formas de garanti-los. Nas duas precisamos do comprometimento do paciente de forma ativa e responsável. A conquista dos direitos na prática não é fácil, mas é possível. E mais, estamos aqui para ajuda-los!”, comenta a psico-oncologista e especialista em Bioética Luciana Holtz de Camargo Barros, presidente do Instituto Oncoguia.

Para garantir um paciente informado, temos um setor especial sobre Direitos no portal e um manual sobre o tema para os pacientes. "São ferramentas valiosas, que ajudam os pacientes a avaliar os casos nos quais se enquadram, além de fortalecê-los na luta para exigir seus direitos”, diz Tiago Farina Matos, coordenador de Advocacy e autor do manual dos direitos. Entre eles destacam-se: isenção do Imposto de Renda, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, acesso a diagnóstico e tratamento (SUS  e planos de saúde), cirurgia de reconstrução de mama, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), isenção da tarifa de transportes coletivos urbanos e quitação da casa própria.

"Se por um lado orientamos e cuidamos dos pacientes pontualmente, também nos preocupamos com questões que vão beneficiar a todos”, diz Luciana. Nos últimos três anos, o Oncoguia teve grande envolvimento em importantes conquistas de políticas públicas, como a que obriga os planos de saúde a fornecer medicamentos antineoplásicos de uso oral para tratamento do câncer e para controle de efeitos adversos, determinada por Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em maio deste ano. Outra, ainda mais recente, é a chamada Lei dos 60 dias, pela qual o Ministério da Saúde reconhece que o prazo máximo de 60 dias para início do primeiro tratamento oncológico no SUS deve ser contado a partir da data da assinatura do laudo patológico.

Por um sistema de saúde melhor - Ao lado da comunidade médica, de parlamentares e de outras entidades de defesa dos direitos dos pacientes, o Oncoguia, por seu núcleo de Advocacy, está mais que envolvido em lutas muito importantes para a sociedade brasileira.  "Infelizmente, muitas são as barreiras a serem superadas”, diz Luciana. Uma delas, que foi assunto de audiência pública realizada em maio na Câmara dos Deputados, refere-se aos aspectos regulatórios para tratamento de cânceres raros, conduzidos com pouca agilidade e transparência pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). Hoje, a recusa de registro de  medicamentos de ponta específicos para certos tipos de câncer impede que pacientes tenham acesso a novas possibilidades terapêuticas.
_________________________________

Sobre o Instituto Oncoguia - Associação civil sem fins lucrativos fundada em novembro de 2009, o Instituto Oncoguia existe para defender e garantir os direitos dos pacientes com câncer. Com a missão de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização e apoio, a entidade tem os seguintes objetivos estratégicos: disponibilizar informação de qualidade para o paciente, seus familiares e população em geral; educar a população e o paciente com câncer sobre a importância do autocuidado em saúde, bem estar, qualidade de vida e cidadania; empoderar a população e os pacientes com câncer, dando voz e oferecendo apoio e suporte às suas principais necessidades; promover e facilitar o acesso do paciente com câncer aos seus direitos; e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao câncer, engajando parlamentares e gestores em prol da causa. Para saber mais: www.oncoguia.org.br
 
Mais Informações à Imprensa

Denise Lima - (11) 99611.7381
Luciana Garbelini - (11) 99292.2131
Oficina da Palavra - (11) 3289.2139


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive