P

 

Glossário de termos utilizados neste portal:

 

Paciente ou sujeito de pesquisa. Pessoa sob cuidados médicos por uma condição ou doença particular que participa de um estudo clínico.

Padrão de atendimento. Tratamento adequado, aceito e amplamente utilizado pelos profissionais de saúde.

Pâncreas. Órgão glandular localizado no abdome. Produz o suco pancreático, que contém as enzimas que ajudam na digestão e produz também vários hormônios, incluindo a insulina. O pâncreas está rodeado pelo estômago, intestinos e outros órgãos.

Pancreatectomia. Cirurgia para remover a totalidade ou parte do pâncreas.

Patologista. Médico especializado no exame anatomopatológico de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença.

Patrocinador. Empresa, indivíduo, instituição ou organização que tem a responsabilidade de iniciar, gerenciar ou financiar um estudo clínico.

Períneo. Área do corpo entre o ânus e a vulva nas mulheres, e entre o ânus e o escroto nos homens.

Placebo. Um comprimido, uma cápsula ou injeção que se parece com a medicação ou substância que está sendo testada, mas não contém a medicação, o princípio ativo, não tem atividade terapêutica. Normalmente tem o cheiro, o gosto e o aspecto idêntico ao do medicamento com princípio ativo.

Plaquetas. Plaquetas ou trombócitos são células sanguíneas produzidas na medula óssea que têm a função de auxiliar no processo de coagulação sanguínea.

Plasma. É o componente líquido, de cor amarelada, do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas. As proteínas que formam os coágulos de sangue estão no plasma.

Plasmócito. Um tipo de célula imune que produz grandes quantidades de um anticorpo específico. São células anti-inflamatórias que se originam na diferenciação dos linfócitos B que chegam até os tecidos conjuntivos por meio do sangue.

Plasmocitoma. Um tipo de câncer que começa nas células plasmáticas. O plasmocitoma pode se transformar em mieloma múltiplo.

Pleura. Membrana delicada que recobre o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica (pleura parietal). Entre as pleuras existe uma camada muito fina de líquido, que permite o movimento suave dos pulmões dentro da caixa torácica durante a respiração.

Pneumonectomia ou pneumectomia. Procedimento cirúrgico para retirada de um pulmão.

Pólipo colorretal. Pólipos são crescimentos anormais na mucosa do cólon.

Polipose. Desenvolvimento de numerosos pólipos.

Polipose adenomatosa familiar. Condição hereditária em que numerosos pólipos se formam nas paredes internas do cólon e do reto e aumenta o risco de câncer colorretal. Também chamada FAP e polipose familiar.

Prática médica. Diretrizes desenvolvidas para guiar os profissionais de saúde e os pacientes a tomarem decisões sobre rastreamento, prevenção ou tratamento de uma condição de saúde específica.

Pré-cancerígena. Termo usado para descrever uma condição que provavelmente pode se tornar câncer.

Privação andrógina. Tratamento para suprimir ou bloquear a produção ou ação de hormônios masculinos, feito após a retirada dos testículos (castração), com administração de hormônios sexuais femininos ou medicamentos antiandrogênicos. Também chamado de ablação do androgênio e supressão androgênica.

Procedimento de Whipple. Um tipo de cirurgia utilizada para tratar o câncer de pâncreas, onde são retirados a cabeça do pâncreas, o duodeno, uma porção do estômago e outros tecidos próximos.

Profilático. Em medicina, o que atua como medida preventiva.

Profilaxia. Forma de prevenção quanto à manifestação de alguma doença.

Progesterona. Hormônio sexual feminino usado como um tipo de controle da natalidade e para o tratamento de distúrbios menstruais, infertilidade, sintomas da menopausa e outras condições.

Prognóstico. O resultado provável de uma doença, a chance de recuperação ou de recidiva.

Progressão da doença. Câncer que continua crescendo ou se dissemina.

Progressão. Aumento do tamanho de um tumor ou disseminação do câncer no corpo.

Prontuário do paciente. Documento que contém informações demográficas, médicas e de tratamento sobre um paciente ou sujeito da pesquisa.

Próstata. Glândula do sistema reprodutor masculino, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido seminal.

Prostatectomia. Cirurgia para remover parte ou totalidade da próstata.

Proteína de Bence Jones. Uma pequena proteína produzida por células do plasma. Pode ser encontrada na urina da maioria dos pacientes com mieloma múltiplo.

Protocolo. É um esquema detalhado de tratamento baseado em diretrizes aceitas por especialistas. Também pode se referir a um ensaio clínico. Neste caso, descreverá quem é elegível, que dados serão coletados e os objetivos do estudo.

PSA. Uma enzima (glicoproteína) com algumas características de marcador tumoral, sendo utilizada para diagnóstico, monitoração e controle da evolução do câncer de próstata.

Pulmão. Cada um de dois órgãos respiratórios (direito e esquerdo), situados na cavidade torácica, sobre o diafragma, revestidos pela pleura e divididos em lobos. Eles promovem as trocas gasosas, fornecendo oxigênio a todo o corpo e eliminando o gás carbônico.

Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Consiste na retirada de uma amostra de células do tecido ou de líquido para análise sob um microscópio.

Punção lombar. Procedimento destinado a coletar líquido cefalorraquidiano da medula espinhal, com a utilização de uma agulha e seringa, para análise e também para administração de medicamentos.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho