Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ONGs vão reunir depoimentos sobre demora no diagnóstico de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/02/2019 - Data de atualização: 11/02/2019


Seguindo o gancho do Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) lança uma plataforma para levantar casos de pacientes com dificuldades para conseguir o diagnóstico de câncer na rede pública. Quem espera mais de um mês para receber uma resposta pode entrar no site e preencher o formulário contando sua história.

Os dados recolhidos serão encaminhados para uma das 74 ONGs que fazem parte da Federação e servirão como base para pressionar a aprovação da PLC dos 30 Dias, que determina que o paciente de câncer do Sistema Único de Saúde (SUS) seja diagnosticado, com confirmação de biópsia, em, no máximo, um mês. Para uma doença que evolui rapidamente, a rapidez do diagnóstico é essencial para um tratamento eficaz.

“Enquanto nos países desenvolvidos o tempo entre a identificação dos sintomas e o diagnóstico é de menos de 30 dias, no Brasil esse processo dura entre sete e oito meses, segundo levantamento publicado no World Journal of Clinical Oncology em 2014. Não é à toa, que cerca de 60% dos casos de câncer são registrados nas fases mais avançadas em nosso país”, explica Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2018 e enviado ao Senado. As ONGs participantes estão mobilizadas para entregar ofícios aos senadores de seus estados e pressionar pela aprovação do PLC 143/2018.

Fonte: Metrópoles


 

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive