Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia pede celeridade em PL sobre tratamento do tabagismo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/09/2019 - Data de atualização: 23/09/2019


O que houve?

O Oncoguia enviou ofício ao presidente da comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, Romário de Souza, solicitando, com base no art. 121, do Regimento Interno do Senado Federal, a inclusão do PL n° 363/18 na pauta dos trabalhos da CAS, dado o esgotamento do prazo regimental para apresentação do relatório.

A proposição é fruto de sugestão apresentada pelo Instituto Oncoguia na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal (SUG n° 11/18), e objetiva que beneficiários de planos de saúde possam ter a garantia de cobertura do tratamento sistêmico do tabagismo, incluindo eventual terapia medicamentosa associada a outras técnicas terapêuticas. Isso porque as evidências mostram que um número baixíssimo das pessoas que tentam parar de fumar sozinhas (sem um cuidado integral) conseguem ter sucesso.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar a sugestão de aprimoramento da matéria, anteriormente enviada ao relator da matéria, senador Otto Alencar, para aperfeiçoamento do texto do PL 363/18.  Nesse sentido, tendo em vista que o SUS já possui uma política de controle do tabagismo, incluindo o fornecimento de tratamento sistêmico, achamos oportuno envolvê-lo numa espécie de esforço compartilhado, cabendo aos planos o dever de cobrir consultas, exames, cuidados multiprofissionais (obrigação que já existe), e ao SUS a responsabilidade de contribuir com o fornecimento dos medicamentos prescritos no tratamento contra o tabagismo, segundo diretrizes estabelecidas pelo próprio SUS e pela ANS, a exemplo do que já ocorre com outros programas públicos, como o "Farmácia Popular".

Para que isso ocorra, sugerimos que essas responsabilidades sejam inseridas neste projeto, alterando-se a Lei nº 9.656/98, no que diz respeito às obrigações atribuídas aos Planos de Saúde, e a Lei nº 8.080/90, nas obrigações atribuídas ao SUS.


E agora?

Acreditamos que o aperfeiçoamento do PLS n° 363/18 pode gerar uma das mais efetivas políticas públicas não só de tratamento do tabagismo, mas, sobretudo, de prevenção de doenças relacionadas ao tabaco.

Aguardamos a apreciação do nosso requerimento pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, a fim de que o PLS n° 363/18 possa tramitar conforme os prazos regimentais estabelecidos para tanto. 

O Oncoguia conta com iniciativa própria de Advocacy apelidada como “Operação Chaminé” destinada a garantir o direito ao tratamento do tabagismo nos planos de saúde. A proposição acima comentada faz parte da estratégia utilizada para que este direito seja efetivado e garantido a toda população.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive