top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia lança iniciativa sobre direitos humanos dos pacientes

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/07/2017 - Data de atualização: 06/07/2017


O que houve?

O Instituto Oncoguia deu início a mais uma iniciativa de Advocacy, apelidada como Operação Shalom, que tem o objetivo de criar uma lei estabelecendo uma série de direitos humanos para os pacientes no Brasil
 
Contexto
 
Muitos pacientes reclamam que os atendimentos deveriam ser mais acolhedores e humanizados; frustram-se por não poderem ter ao seu lado um acompanhante durante todo o período de atendimento médico-hospitalar; lamentam por não receberem as informações básicas que lhes permitam tomar decisões ponderadas sobre intervenções médicas ou mesmo por não terem suas escolhas respeitadas.
 
Essas situações podem afetar não só a saúde física mas a própria dignidade da pessoa que se apresenta na condição de "paciente" nos serviços de saúde, tanto públicos como privados.  
 
Sob esse contexto e, somado a inexistência de uma lei no Brasil prevendo os direitos dos pacientes quando submetidos aos cuidados em saúde, é que o Observatório de Bioética e Direitos Humanos dos Pacientes, vinculado à Universidade de Brasília, fomentou a ideia de se criar uma Lei, já existente em muitos países, para estabelecer uma série de direitos aos pacientes, sejam eles do SUS, dos planos de saúde ou privados. E assim foi criado o Projeto de Lei 5559/2016.
 
A proposta do projeto é fundamental para que o Brasil se coloque em um novo patamar quanto à proteção da dignidade dos pacientes.  O Oncoguia comprou a causa do observatório e juntos queremos promover o projeto. Acreditamos que a  aprovação do PL nº 5.559/16 é fundamental para difundir uma nova cultura de respeito aos direitos humanos dos pacientes, sendo o seu fundamento a defesa da dignidade de todos os pacientes e a defesa da não redução do paciente à sua doença.
 
E agora?
 
Atualmente, o Projeto de Lei 5559/16 encontra-se na Câmara dos Deputados. Para virar Lei ele deve ser aprovado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e pela Presidência da República.
 
O Instituto Oncoguia vem acompanhando de perto o andamento do Projeto de Lei e desenvolvendo estratégias para sensibilizar os parlamentares sobre a importância de sua aprovação.
 
Acompanhe cada novidade dos andamentos da iniciativa nos informes publicados na página de advocacy da Operação Shalom.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive