top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Objetivos da Quimioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/03/2012 - Data de atualização: 11/03/2012


A quimioterapia pode ser usada em diversas situações e varia muito conforme a estratégia do tratamento. Os principais objetivos da quimioterapia são:

Curativo

Visa erradicar completamente o tumor. Existem algumas situações onde isso é possível:
 
Quimioterapia Adjuvante - Complemento de cirurgia onde o tumor foi completamente removido. Erradica lesões microscópicas, que podem ter passado despercebidas e que causarão recidiva do tumor.
 
Quimioterapia Neoadjuvante - Tratamento inicial, para reduzir o tumor, facilitando a cirurgia. Pode ser útil para reduzir a área a ser operada, preservando a função ou o órgão.
 
Paliativo
 
Quando não consegue erradicar completamente o tumor. A quimioterapia estará indicada para:
  • Melhorar a qualidade de vida do paciente.
  • Aumentar a expectativa de vida do paciente.

A duração do tratamento depende basicamente do objetivo da quimioterapia e da tolerância do paciente.

Os tratamentos adjuvantes possuem um número de ciclos pré-definidos, que varia conforme o tipo de tumor e o esquema de quimioterapia que foi escolhido.
 
Os tratamentos neo-adjuvantes também possuem duração pré-definida, mas a resposta do tumor à quimioterapia é acompanhada, em caso de ser insatisfatório, o planejamento será revisto.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive