Apesar do cansaço e do estresse de cuidar de alguém, muitos cuidadores sentem uma grande satisfação pessoal ao desempenhar esse papel. Você acaba fazendo com que o seu trabalho seja importante, mostrando por meio de suas ações seu amor e respeito por aquela pessoa.
Você pode perceber que cuidar do outro enriquece sua vida. Pode sentir uma profunda sensação de satisfação, confiança e realização ao cuidar de alguém. Você também pode perceber habilidades que nem sabia que tinha, além de descobrir um novo sentido para sua própria vida.
O papel de cuidador também pode abrir portas para novos amigos e relacionamentos. Participando de grupos de apoio, você pode conhecer pessoas que enfrentaram os mesmos tipos de problemas. O cuidador também pode reunir famílias e ajudar as pessoas a se sentirem mais próximas dos pacientes que precisam de cuidados especiais.
Entretanto, o cuidar também pode ser frustrante e doloroso. As pessoas que cuidam de pacientes muito debilitados podem ter seus próprios sentimentos abalados, sentirem uma profunda tristeza e um grande sofrimento emocional, o que pode tornar difícil gerenciar os problemas mais complexos.
Os cuidadores podem desenvolver sintomas físicos como, por exemplo, cansaço e alterações do sono. É provável que isso se torne um problema se você não conseguir o apoio necessário e não se cuidar, principalmente se tentar continuar sozinho, mesmo que sua qualidade de vida seja prejudicada.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.