Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O que é um Protocolo de Pesquisa Clínica?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/01/2016 - Data de atualização: 31/01/2016


O protocolo é o plano de ação da pesquisa clínica. Nele, está descrito tudo que deve acontecer durante o estudo (justificativas teóricas, critérios de inclusão e exclusão de pacientes, desenho do estudo, entre outros), ou melhor, tudo o que o médico, sua equipe e você devem deve realizar.

O protocolo pode ser:

  • Multicêntrico - O protocolo é realizado em diferentes locais, vários Centros de Pesquisa, inclusive, em outros países.

  • Randomizado - É uma espécie de sorteio aleatório para decidir em que grupo do estudo o paciente será alocado.


No Brasil, a pesquisa clínica ainda enfrenta alguns preconceitos e críticas, diferentemente dos EUA, onde a divulgação dos protocolos clínicos ocorre até em jornais e os próprios pacientes procuram os centros para se cadastrar nos estudos.

Randomização

Alguns estudos podem ser randomizados por ter dois ou mais grupos (também chamados de braços) de tratamentos. Portanto, randomização é uma espécie de sorteio que define em qual grupo de tratamento você fará parte.

Esse sorteio geralmente é aleatório e feito por um sistema informatizado. Isso fará com que cada grupo receba o mesmo número de pacientes, misturados entre si (por exemplo, diferentes idades, sexo e estadiamento), fazendo com que os grupos sejam semelhantes e não causem diferença na pesquisa.

Nem sempre seu médico saberá em qual braço de tratamento você foi alocado, somente a indústria saberá, mas, se houver alguma reação grave, seu médico poderá ser informado para tomar as providências mais adequadas para o seu caso.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive