Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O que é Estoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/03/2015 - Data de atualização: 18/03/2015


Estoma é uma palavra de origem grega que significa "abertura", "boca", "orifício” ou "poro diminuto”. Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose. Os nomes dos diversos tipos de estomas realizados em pacientes com câncer resultam da associação do nome do órgão exteriorizado com a palavra estomia ou ostomia.

Os estomas mais comuns são de origem intestinal e urinária, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos. Há também as gastrostomias, cuja principal finalidade é oferecer alimentação. O estoma normal tem como característica ser de cor rosa vivo, brilhante e úmido. A pele ao seu redor deve estar lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.

O estoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão é necessário utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

É importante observar o estoma com regularidade e, caso não esteja normal, é necessário buscar atendimento especializado. Pequenos sangramentos do estoma não são sinais de que algo não vai bem porque ele é uma mucosa e fere-se facilmente. Se for possível, deixe a pele ao redor do estoma tomar 5 minutos de sol pela manhã nos dias de troca de bolsa. Lembre-se de cobrir o estoma com gaze ou tecido limpo.

Após um período de adaptação, as pessoas estomizadas podem levar uma vida normal, devendo apenas respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança de que necessitam.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive