top
Profissionais

Colunistas


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O exercício na melhora da atenção de mulheres com câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2017 - Data de atualização: 30/10/2017


Os relatos de perda de memória e atenção durante e após o tratamento são comuns entre as mulheres com câncer (CA) de mama. Este evento é conhecido como Comprometimento Cognitivo Relacionado ao Câncer (CCRC) e acomete, principalmente, as pacientes durante a quimioterapia. Os possíveis mecanismos que levam a este prejuízo cognitivo estão relacionados à capacidade dos agentes quimioterápicos em atravessar a barreira hematoencefálica, danos ao DNA, reparo neural e alteração nos níveis de neurotransmissores, citosinas, estrógeno e testosterona.

Entre as funções cognitivas mais suscetíveis estão a executiva e a memória funcional - processos mentais que controlam e regulam ações direcionadas a capacidade de armazenar, traduzir e aplicar informações temporariamente. Por efeito, pacientes com CA de mama queixam-se de déficit de atenção, dificuldade de retornar ao trabalho e de cumprimento dos papéis sociais, angustia e perdas da autoconfiança e da qualidade de vida.

Comprovadamente, a realização regular e sistemática de exercícios físicos, preferencialmente os aeróbicos, promove redução no declínio cognitivo relacionado à idade em idosos. Novos estudos estão agora ampliando estes achados para o CA de mama: o mais recente durou oito anos e avaliou o nível de atividade física e o relacionou com a fadiga e desempenho cognitivo em 299 mulheres diagnosticadas com CA de mama (estágios de 0 a IV). Seu resultado evidenciou que as pacientes com os níveis mais altos de atividade física diária foram as que sofreram com menor fadiga e obtiveram melhores desempenhos nos testes de função executiva e memória.

Estes achados nos mostram que a fadiga parece ser um mecanismo potencializador do CCRC e que, ao reduzi-la, os sintomas de perda de memória e atenção também diminuem. Dado que o exercício físico é, legitimamente, a intervenção terapêutica mais relevante na redução da fadiga relacionada ao CA, fica clara a necessidade de expor as pacientes com CA de mama a uma rotina de exercícios diários para a melhora do CCRC.

Considerando a qualidade (tempo de duração, número de pacientes avaliadas e diversidade dos estágios da doença) deste estudo, seus resultados tornam-se extremamente relevantes e conclusivos: pacientes com CA de mama que treinam podem reduzir dois sintomas importantes (fadiga e comprometimento cognitivo).

Novamente, um estilo de vida mais saudável associa-se a melhoras significativas nos efeitos colaterais do tratamento, resultando em melhor qualidade de vida para a paciente com CA de mama.

Estamos no mês da conscientização sobre a prevenção e tratamento do CA de mama. Mulheres, vocês estão esperando o quê para começar a se exercitar?

Referência do estudo citado:

  • Ehlers, Diane K., et al. "The effects of physical activity and fatigue on cognitive performance in breast cancer survivors." Breast Cancer Research and Treatment 165.3 (2017): 699-707.

Até a próxima...
Rodrigo Ferraz

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive