Tipos de Câncer

Câncer de Pâncreas

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Controle da Dor no Câncer de Pâncreas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/09/2015 - Data de atualização: 20/08/2019


A dor pode ser um grande problema em pacientes com câncer de pâncreas. Esses tumores podem invadir e comprimir os nervos próximos ao pâncreas provocando dor no abdome ou nas costas.

Medicamentos para dor

Para a maioria dos pacientes, o tratamento com morfina ou similares ajudam a controlar a dor, embora muitos pacientes têm receio de tomar esses medicamentos por medo de se tornarem dependentes. Mas, alguns estudos mostraram que esse risco é baixo se o paciente seguir a prescrição de seu médico.

Os medicamentos para dor agem melhor quando administrados em intervalos regulares. Não é recomendada a administração apenas em caso de dor intensa. Várias formas de morfina e outros opioides de ação prolongada estão disponíveis em forma oral, e são administrados 1 ou 2 vezes por dia. Existe também uma forma de ação prolongada do medicamento fentanil que é aplicado como adesivo a cada 3 dias.

Os efeitos colaterais comuns desses medicamentos podem incluir náuseas e sensação de sonolência, o que muitas vezes melhora com o tempo. A constipação é um efeito colateral comum que não melhora por conta própria, por isso precisa ser tratada. A maioria dos pacientes que utilizam esses medicamentos precisam tomar laxantes diariamente.

Outros tratamentos

Às vezes, determinados procedimentos podem ser necessários para tratar a dor. Como, por exemplo, o bloqueio ou injeção de álcool em alguns nervos, que transmitem sensações de dor, próximos ao pâncreas aliviando assim a dor e permitindo o uso de doses menores de medicamentos analgésicos.

O bloqueio do nervo também pode ser realizado injetando anestésicos ou medicamentos que destroem os nervos próximos ao pâncreas, com ajuda de uma agulha ou através da utilização de um endoscópio.

O tratamento do câncer com quimioterapia e/ou radioterapia também pode, muitas vezes, aliviar a dor, ao reduzir o tamanho do tumor.

Fonte: American Cancer Society (11/02/2019)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive