Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O Conceito “Qualidade em Saúde”

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/08/2015 - Data de atualização: 16/08/2015


O termo qualidade vem do latim qualitate e é utilizado em situações distintas. Podemos falar da qualidade de vida das pessoas, da qualidade de um serviço prestado, da qualidade de um produto, da qualidade em saúde ou ainda da qualidade de um tratamento.
 
Nesse sentido a qualidade não pode ser avaliada ou julgada apenas em termos técnicos pelos profissionais de saúde, é necessário reconhecer preferências individuais e sociais, buscando equacioná-las na garantia de equidade.
 
Para conceituar a qualidade em saúde devemos considerar alguns componentes importantes inerentes à própria saúde: acessibilidade, eficácia, eficiência e oportunidade.

Qualidade em saúde é o conjunto de propriedades relacionadas aos cuidados globais com a saúde, desde a prevenção de doenças e manutenção da saúde, até o restabelecimento da mesma.
 
A qualidade em saúde engloba questões bastante amplas, que vão desde a educação e saneamento básico, acesso a informações sobre programas de prevenção primária e rastreamento das diversas doenças, formação profissional, disponibilidade de equipamentos para diagnóstico complementar e dos recursos terapêuticos.
 
Em todas essas áreas dizemos que não basta que elas estejam disponíveis, mas que possam ser utilizadas em sua melhor potencialidade, ou seja, com qualidade. Nesses termos, qualidade pode ser entendida como confiabilidade.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive