Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O câncer é uma doença hereditária?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/07/2016 - Data de atualização: 19/07/2016


O diagnóstico de câncer causa impacto para o paciente e também para a família. Nesse momento, começa a busca pelos motivos que levaram à ocorrência da doença e uma das dúvidas que podem surgir é: se uma pessoa da minha família teve câncer, eu tenho mais chances de desenvolver a doença?

É preciso saber que o câncer resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo, sendo que a maioria está relacionada à exposição a fatores ambientas e que muitas vezes são evitáveis. "Tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar etc são alguns fatores que podem levar à incidência da doença”, destaca Dr. Alexandre Chiari, médico oncologista da Oncomed Belo Horizonte. Também é importante enfatizar que o câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%).

O câncer de cólon é um exemplo para quem herda a predisposição. Dr. Alexandre Chiari explica que quem tem probabilidade de desenvolvê-lo deve submeter-se, anualmente, a uma colonoscopia para identificar pequenas deformações do tecido, evitando que elas evoluam para o câncer. "É importante que as pessoas saibam que muitos tipos de câncer podem ser curados, desde que diagnosticados em fases iniciais”, afirma.

O câncer de mama é outro exemplo que pode estar relacionado a questões hereditárias, existindo a possibilidade de ser passado, por exemplo, de mãe para a filha. "E quando há a propensão genética, a pessoa deve tomar precauções para prevenir a doença. Por isso, é preciso estar atento os sintomas e fazer consultas periódicas ao médico”, finaliza Dr. Alexandre.

Sobre a Oncomed-BH

A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Fonte: Lnk Comunicação

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive