Novidades no tratamento do tumor carcinoide gastrointestinal

Muitas pesquisas sobre os tumores carcinoides gastrointestinais estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Confira alguns deles.

  • Genética

Os pesquisadores estão procurando as causas dos tumores carcinoides gastrointestinais, com o intuito de utilizar esse conhecimento para ajudar a prevenir ou tratar novos casos da doença. Por exemplo, o gene IMPK, associado ao tumor neuroendócrino do intestino delgado hereditário, foi encontrado em pacientes com tumores carcinoides gastrointestinais sem histórico familiar. Outras alterações genéticas que parecem tornar esses tumores mais agressivos estão sendo estudadas.

  • Diagnóstico e estadiamento

Como o prognóstico dos tumores carcinoides gastrointestinais e outros tipos de câncer do trato digestivo são muito diferentes, é necessária uma maior precisão do diagnóstico. Os pesquisadores fizeram grandes progressos no desenvolvimento de exames que podem detectar substâncias específicas encontradas nas células dos tumores carcinoides. A maioria desses exames trata amostras de tecido com anticorpos especiais produzidos para reconhecer as substâncias que aparecem apenas em determinados tipos de tumores.
 
Nos últimos anos, foi aprovado o exame de imagem PET/CT scan com Gálio-68 Dotatate para o diagnóstico de tumores carcinoides gastrointestinais. Esse exame mostrou detectar tumores carcinoides com mais precisão do que o Octreoscan. Os pesquisadores estão avaliando o uso de outros métodos de imagem para diagnóstico precoce desses tumores.

  • Tratamento

Quando possível, a cirurgia é a principal opção terapêutica para os tumores carcinoides. Entretanto, melhores abordagens são necessárias quando não é possível a remoção de todos os tumores cirurgicamente. A quimioterapia tem tido um sucesso limitado. Novos medicamentos quimioterápicos e combinações estão sendo estudadas.

  • Terapia-alvo

Novas terapias-alvo estão sendo estudadas para uso contra os tumores neuroendócrinos gastrointestinais. Esses medicamentos são desenhados para atacar algum ponto específico das células cancerígenas com pouco dano às células normais.
 
O bevacizumabe é um tipo de terapia-alvo que ataca a fonte de fornecimento de sangue do tumor. Ele já está sendo usado contra alguns tipos de câncer e atualmente está sendo avaliado para tumores carcinoides.
 
Outras terapias-alvo bloqueiam as moléculas que aceleram o crescimento das células cancerígenas, como erlotinibe, temsirolimus e sorafenibe, que estão em uso em outros tipos de câncer e agora estão sendo testadas contra os tumores carcinoides.
 
O netazepide é um novo medicamento que bloqueia a gastrina. Nos estudos iniciais em pacientes com tumores carcinoides de estômago e níveis elevados de gastrina, esse medicamento reduziu o tamanho dos tumores. Entretanto, mais estudos ainda são necessários.
 
Os medicamentos imunoterápicos estão se mostrando promissores em muitos tipos de câncer. O RRx-001, um inibidor do ponto de controle imunológico, é um medicamento imunoterápico que afeta partes do sistema imunológico para destruir células cancerígenas e está sendo estudado em pacientes com tumores carcinoides.
 
Já está aprovado um tratamento com radionuclídeos para pacientes com tumores carcinoides gastrointestinais avançado e que têm a proteína somatostatina. Esse tratamento usa Lu-177-Dotatate (substância radioativa), que se liga aos tumores carcinoides com a proteína somatostatina e, em seguida, libera pequenas doses de radiação para destruir as células cancerígenas.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho