Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

“Novembro azul tem que ser além do câncer de próstata”, diz oncologista

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/11/2021 - Data de atualização: 19/11/2021


No auge da pandemia, as cirurgias urológicas caíram pelo menos 50% no Brasil. O dado é da Sociedade Brasileira de Urologia. No caso do A. C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, o atendimento da área teve decréscimo de 83%. Segundo o oncologista Stênio de Cássio Zequi, Líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos do hospital, a queda foi preocupante, o que torna o Novembro Azul deste ano ainda mais significativo.

O médico ressaltou que “o Novembro Azul tem que ser muito além da próstata, tem que ser o momento em que você conscientiza o homem sobre tudo”. No A. C. Camargo, em 2020, o número de casos de câncer de próstata diminuiu 48%; o câncer de bexiga, 30%; e o câncer de rim, 25%.

A retomada do movimento ocorreu somente neste semestre e agora já se aproxima do nível pré-pandemia. Entre os efeitos desse período longe dos consultórios e hospitais, Stênio chama a atenção para o aumento do número de casos de tumores da bexiga músculo invasivos, que requerem cirurgias mais complexas, provavelmente pela diminuição na frequência de atendimentos e exames de diagnóstico.

Além do câncer de próstata

Quarta-feira (17) marca o Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata. Apesar de ser um dos que mais causa mortes entre os homens, o médico ressalta a importância de se falar sobre outros tipos de tumores, como no pênis, na bexiga e nos rins.

Esses tumores, e principalmente o de próstata, praticamente não dão sintomas. E, quando dão, “a doença já está bem avançada, a chance de cura se reduz, os efeitos colaterais e o custo do tratamento são bem maiores”, diz. “Já que eu não consigo evitar a doença, pelo menos que eu diagnostique ela precocemente”.

Apesar do diagnóstico precoce ser o principal fator de sucesso do tratamento, o oncologista também falou sobre o fato de que mesmo assim, culturalmente, os homens vão menos ao médico. “Os nossos pais e avós só iam ao médico quando estavam doentes, sofrendo”.

Tumores de rins e bexiga, que ocorrem em ambos os sexos, chegam a ser duas, três vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres. Stênio também lembra que os fatores de risco para esses tumores são o fumo, hipertensão, diabetes, obesidade e dieta rica em carne vermelha – o que mostra a importância dos homens irem mais aos consultórios e praticarem a prevenção dessas doenças.

Novos tratamentos

Uma das técnicas que vem sendo desenvolvida no campo da oncologia é a chamada teranóstica – junção de terapia com diagnóstico. Ou seja, exames que ao mesmo tempo tratam o tumor e diagnosticam com mais precisão, muitas vezes utilizando substâncias radioativas. “É algo muito promissor, hoje ainda utilizado lá na fase mais avançada de doença”.

Stênio também chamou a atenção para a cirurgia robótica e para o uso de ondulações térmicas, elevando a temperatura na região do tumor ou abaixando-a, levando à morte tumoral. Um dos usos desta técnica é na terapia focal do câncer de próstata, que no Brasil ainda está em nível de pesquisa.

Fonte: Veja SP



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive