Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Na pandemia, 40 mil mulheres deixaram de rastrear câncer de mama em Niterói e São Gonçalo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/10/2021 - Data de atualização: 13/10/2021


Levantamento aponta que cerca de 40 mil mulheres de Niterói e São Gonçalo com idade elegível e indicação clínica para realização de mamografia deixaram de fazer o exame de rastreio ou para o diagnóstico de câncer de mama no último ano. O estudo, produzido pela Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, também revela que 91% das niteroienses podem estar com o acompanhamento atrasado.

A estimativa é que mais de 600 casos suspeitos de câncer de mama deixaram de ser rastreados nas duas cidades, 1,7% do total de mulheres que não realizaram os exames entre agosto de 2020 e de 2021.

Victor Machado, oncologista do CHN, que integra a Dasa, diz que equilibrar os benefícios da detecção precoce do câncer e os riscos de contrair Covid é um dos maiores dilemas:

— As consequências do atraso no diagnóstico representam um dano em potencial para a saúde feminina, já que os tumores de mama podem progredir de estágio com o passar do tempo. Fazer o exame para a detecção precoce eleva as chances de cura em até 90%.

Inaugurado há 11 meses, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) do Hospital Municipal Carlos Tortelly ficou com o mamógrafo novo parado durante todo esse período por falta de filme. Após reclamações de usuários e funcionários, o material foi comprado e o equipamento começou a funcionar, semana passada.

“Além do CDI, o município possui o exame de mamografia na Policlínica Sylvio Picanço, que realiza uma média de 30 exames diários, e no Hospital Antonio Pedro, com uma média de 85 exames mensais”, diz nota da prefeitura.

Autoestima

Este mês, a Evidence Beauty Spa, em Icaraí, oferece reconstrução de mamilo com micropigmentação gratuita. O serviço é feito pela mastopigmentadora Karolaine Mirela Locatelli em mulheres com ao menos um ano da mama cicatrizada e autorização médica.

— Todo procedimento de micropigmentação requer cuidado para evitar contaminação, como higienizar o local, não o expor ao sol, usar o restaurador dérmico indicado e não molhar com água de piscina, mar, hidromassagem — pontua a especialista.

As interessadas devem procurar o spa para avaliação.

Fonte: O Globo 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive