Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

MS cria câmara para enfrentamento ao Câncer do Colo Uterino

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2021 - Data de atualização: 28/06/2021


O Ministério da Saúde publicou na sexta-feira (25) a Portaria n° 38/21, instituindo a Câmara Técnica Assessora para o enfrentamento do Câncer de Colo do Útero no âmbito da Atenção Primária à Saúde para contribuir com atividade técnico-científica em matérias estratégicas de interesse da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

A criação da Câmara Técnica evidencia a priorização pelo Ministério da Saúde das discussões envolvendo o câncer de colo de útero, principalmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce, já que ela estará vinculada à atenção primária - instância da atenção à saúde responsável pela porta de entrada no SUS. Esse será um espaço formado por técnicos envolvidos nas diversas esferas do debate oncológico para debater, revisar e elaborar diretrizes e ações de prevenção e controle desse câncer. 

Além de representantes de secretarias do Ministério da Saúde, também terão espaço na Câmara Técnica o Instituto Nacional do Câncer (INCA), representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems, respectivamente), entidades representativas médicas, como CFM, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A formação diversa do grupo, com profissionais de várias áreas, tem o intuito de proporcionar variados olhares para pensarem em soluções mais completas para os desafios do câncer de colo de útero. 

O Oncoguia apoia a criação de iniciativas como essa, para que exista diálogo entre entidades envolvidas e discussão técnica para embasar políticas de prevenção e tratamento de todos os cânceres. Ao longo dos próximos 12 meses, tempo de duração da Câmara Técnica, o Oncoguia irá acompanhar suas atividades, buscando também provocar debates aprofundados sobre o câncer de colo de útero, levando dados e informações sobre a jornada do paciente para servirem de base para o aprimoramento das políticas públicas. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive