Mitos e Verdades sobre o Câncer de Pulmão

O tabaco causa apenas câncer de pulmão

Mito. Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e intestino, além de algumas formas de leucemia.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Mito. Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas e mais de 5.700 substâncias. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer de pulmão pelo consumo de cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

Baixo teor de alcatrão ou cigarros “light” são mais seguros do que os cigarros comuns

Mito. Cigarros light, ultra light e com baixo teor de alcatrão não são mais seguros  que os cigarros comuns e estão associados a um risco maior devido a que o tabagista que fuma esses cigarros inala mais vezes e com mais força. Outro fator a ser considerado é a adição de sabores como menta, algumas pesquisas sugerem que os cigarros mentolados podem ser mais perigoso e mais difíceis de parar de fumar. A sensação de frescura também faz com que os fumantes inalem com mais força e mais profundamente.

Fumar maconha não aumenta o risco de câncer de pulmão

Mito. Fumar maconha aumenta sim o risco de câncer de pulmão. Muitas pessoas que consomem maconha também fumam cigarros, e existe evidência que o uso combinado aumenta o risco para câncer de pulmão.

Se você fumou por vários anos, o estrago já está feito

Mito. Nunca é tarde demais para parar de fumar. Parar de fumar tem benefícios quase imediatos, incluindo melhor circulação sanguínea e da função pulmonar. O risco de câncer de pulmão começa a diminuir ao longo do tempo. Dez anos após parar de fumar, ex-fumantes diminuem o risco de desenvolver câncer de pulmão em até 50%.

Fumar o único fator de risco para câncer de pulmão

Mito. A segunda causa de câncer de pulmão, após o fumo do tabaco, é um gás inodoro radioativo chamado radônio. Emitido a partir de rocha e o solo, que pode infiltrar-se em casas e edifícios. A única maneira de saber se você está exposto a com níveis perigosos é testar a presença em sua casa ou escritório.

Respirar talco em pó provoca câncer de pulmão

Mito. Os investigadores não encontraram nenhuma associação entre o câncer de pulmão e inalar talco. No entanto, a exposição ocupacional ao asbesto, arsênico e outras substâncias aumenta o risco de câncer de pulmão.

Quem não fuma pode ter câncer de pulmão

Verdade. O câncer de pulmão pode também apresentar-se em pessoas que nunca fumaram.

Câncer de pulmão é uma doença frequente

Verdade. O câncer de pulmão é o um dos tipos mais frequentes de câncer no mundo.

O câncer de pulmão é uma doença grave

Verdade. A doença é muito mais grave quando é diagnosticada tardiamente, como ocorre com qualquer outro tipo de câncer. Quanto mais precocemente diagnosticada mais chances de cura da enfermidade.

O câncer de pulmão só acomete homens

Mito. Afeta ambos os sexos. O número de mulheres com câncer de pulmão vem aumentando nas últimas décadas devido ao aumento do consumo de tabaco.

Fumante passivo não tem risco de ter câncer de pulmão

Mito. O fumante passivo pode desenvolver câncer de pulmão em 25% dos casos, além de outras doenças como bronquite crônica e enfisema pulmonar.

A poluição atmosférica é uma causa de câncer de pulmão

Verdade. Fumar é de longe a principal causa de câncer de pulmão. Mas a poluição atmosférica tem sido reconhecida como um agente causador de câncer pela Organização Mundial de Saúde e das 3,2 milhões de mortes em todo o mundo, 223.000 são de câncer de pulmão.

Se diagnosticado com câncer de pulmão, parar de fumar é inútil

Mito. Continuar fumando diminui a eficácia do tratamento de câncer e pode piorar os efeitos colaterais. Os fumantes submetidos a cirurgia, por exemplo, têm mais problemas de cicatrização do que os ex-fumantes. Quem fuma enquanto faz radioterapia  para câncer de laringe é menos propenso a recuperar a qualidade de voz normal. Para de fumar pode reduzir o risco de um segundo câncer.

Exercício físico não afeta o risco de câncer de pulmão

Mito. Atividade física regular pode reduzir o risco de câncer de pulmão em mais de 20%.  Além disso, o exercício melhora a função pulmonar e reduz o risco de outras doenças, incluindo doença cardíaca e derrame.

O câncer de pulmão tem cura?

Verdade. O câncer de pulmão, quando diagnosticado precocemente tem chances de cura, mas, devemos lembrar que devido à ausência de sintomas específicos é um tipo de câncer que é normalmente diagnosticado em fase avançada, por isso a recomendação é evitar o fator de risco mais importante que é fumar.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho