Tratamentos

Oncologia de Precisão (Medicina Personalizada)


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Medicina Personalizada, Terapia Alvo, Quimioterapia - O que tudo isso significa em Oncologia de Precisão?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/02/2015 - Data de atualização: 27/02/2015


Existe muita discussão sobre medicina personalizada e terapia alvo atualmente, e às vezes é difícil de compreender tudo isso. O primeiro passo então é entender a terminologia correta.

Medicina Personalizada


A medicina personalizada tem muitas definições. Em oncologia, geralmente se refere a tratamentos de câncer avançado (incluindo os tratamentos com terapia alvo, terapia gênica e quimioterapias) que foram guiados por alguns tipos de testes individuais.

Terapia Alvo


Os termos "terapia” e "alvo”, algumas vezes são aplicados para tratamentos personalizados de qualquer tipo, mas, a verdadeira terapia alvo é uma terapia projetada para interagir com moléculas específicas no corpo. Algumas são anticorpos, e algumas são pequenas moléculas especializadas que promovem ou inibem certas atividades moleculares ou celulares.

Embora a terapia alvo possa parecer mais segura ou mais fácil de ser tolerada que os tratamentos padrão, esse nem sempre é o caso. Como os medicamentos quimioterápicos, tratamentos alvo direcionados também podem ter efeitos colaterais importantes, incluindo toxicidade.

Quimioterapia


A maioria dos tratamentos de câncer disponíveis hoje são feitos com quimioterapia. Medicamentos quimioterápicos geralmente atuam matando todas as células do corpo que possuem grande capacidade de divisão, assim como as células cancerosas, o que inclui células saudáveis como as do trato digestivo e do cabelo, que é uma das razões pelas quais a quimioterapia tem muitos efeitos colaterais.  

Existem muitos medicamentos quimioterápicos com diferentes ações farmacológicas e terapêuticas. A maioria das drogas foram descobertas por tentativa e erro e as maneiras que elas trabalham ainda estão sendo estudadas.

Terapia Gênica


A terapia gênica é uma parte experimental do tratamento que usa genes para combater o câncer avançado. Funciona de maneiras diferentes. Podem, por exemplo, ser inseridos novos genes nas células para reparar um gene mutado ou introduzir um gene saudável que está faltando. A terapia gênica também pode se referir a inativar um gene que está promovendo o crescimento do câncer. A terapia gênica não está universalmente aprovada ou está sendo utilizada para tratar o câncer.

Outros Medicamentos e Tratamentos contra o Câncer

Devido ao câncer ser uma doença complexa que se manifesta de muitas formas, existem outros tipos de drogas, que podem ser utilizadas para seu tratamento. Algumas podem ser desenhadas para atenuar os efeitos secundários dos tratamentos e outras podem ajudar a tratar um tipo específico de câncer. Estas drogas podem incluir: terapia hormonal, imunoterapia e outros medicamentos. Tratamentos não medicamentosos como radioterapia ou cirurgia também são uma parte importante do seu plano de tratamento.

Perfil Molecular

O perfil molecular identifica os biomarcadores genéticos e moleculares de seu tumor, criando um perfil abrangente de biomarcador de seu tipo de câncer.  

Existem milhares de estudos sobre tratamentos do câncer avançado que mostraram ser eficazes com o uso de biomarcadores específicos, o perfil molecular usa esses dados para orientar o tratamento.  

Este tipo personalizado de tratamento contra o câncer potencialmente pode beneficiar alguns pacientes, incluindo pacientes com doença agressiva, cânceres raros ou limitações quanto a opções terapêuticas. Além disso, pode ajudar a orientar seu médico quanto à terapia e o rumo do tratamento.

O perfil molecular de seu tumor para identificar biomarcadores de câncer fornece informações que podem ajudar o médico a personalizar seu tratamento.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive