Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Médicas lançam guia informal e direto para esclarecer dúvidas sobre câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/10/2021 - Data de atualização: 15/10/2021


O câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres brasileiras e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de tumores diagnosticados no país.  Também é o câncer que mais mata. Com intuito de mudar este cenário, esclarecer dúvidas e desmistificar mitos sobre a doença, as médicas Sabrina Chagas e Maria Júlia Calas lançam no dia 27/10, às 19h, na livraria Blooks, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, o livro “Nosso Papo Rosa: Um guia informal e direto sobre câncer de mama”.

A obra nasceu como um projeto que visava levar ao público em geral a conscientização do câncer de mama, para que aqueles que estivessem passando por este “momento de travessia” não se perdessem em informações equivocadas e pudessem navegar conscientes de todo o percalço. Assim, a proposta do projeto surgiu com o objetivo de trazer acolhimento e esclarecimento, amparar de forma amorosa aqueles que passam por obstáculos e dificuldades e enfrentam a doença.

Após cinco anos do projeto “Nosso Papo Rosa”, as médicas Sabrina Chagas e Maria Julia Calas decidiram organizar o livro “Nosso Papo Rosa: Um guia informal e direto sobre câncer de mama”, para reunir esclarecimentos médicos e científicos, marcar a trajetória de conhecimento de todos os participantes, e também trazer as opiniões das frequentadoras do projeto. A sua força maior é desfazer mitos e crendices erradas sobre o câncer de mama.

- As pacientes diagnosticadas com essa doença passam por diversos desafios e, por isso, a obra busca apresentar estudos que apontam a importância de determinados pontos como atividades físicas, bem-estar e melhor qualidade de vida para ajudar a reduzir a progressão da doença – afirma, Sabrina Chagas, médica oncologista e professora de Oncologia Integrativa na Pós-Graduação de Bases da Saúde Integrativa do Hospital Albert Einstein.

- Os artigos respondem dúvidas gerais sobre o câncer de mama, são escritos por profissionais de renome e, além de apresentar formas de prevenção, abordam o principal: os sentimentos, como “dor, medo, fé, família, união, e o mais importante: o amor” – complementa, Maria Júlia Calas, ginecologista e mastologista.

Câncer de mama no Brasil - Em 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

Sobre as autoras

Maria Júlia Calas escolheu a Medicina para cuidar das mulheres, dedicando-se à ginecologia e mastologia desde que se graduou. Referida como “gênio indomável” na sua banca de doutorado, não se conteve apenas com os estudos e pesquisas. Incansável na busca de entender e acolher as mulheres, na saúde e na doença, idealizou o projeto “Nosso Papo Rosa”, uma de suas grandes paixões.

Sabrina Chagas, desde sua graduação, atuou em instituições de referência na Oncologia. Achava que essa seria sua rotina para sempre. Em 2015, como familiar de paciente oncológico, escreveu o livro “Como estamos? O desafio do câncer de mama” e sentiu necessidade de ir além. Ver o paciente como um todo, desmistificar o câncer e levar acolhimento através de suas mídias, palestras e cursos, é hoje o seu maior propósito e missão.

Serviço

Lançamento livro “Nosso Papo Rosa: Um guia informal e direto sobre câncer de mama”

Autoras: Maria Júlia Calas e Sabrina Chagas

Data: 27/10

Horário: 19h

Local: Livraria Blooks

Endereço: Praia de Botafogo 316 (dentro do Espaço Itaú de Cinema)

Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2021

180 páginas

Preço: R$ 69,90

Observação: É necessário apresentar o cartão de vacinação para entrar no local.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa


 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive