Tipos de Câncer

Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Lesões Pré-Cancerosas e Pré-Invasivas da Pele

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/09/2015 - Data de atualização: 26/03/2019


As lesões pré-cancerosas podem evoluir para câncer de pele ou podem já ser um câncer de pele em estágio inicial.

Queratose actínica

A queratose actínica, também conhecida como queratose solar, é uma condição pré-cancerosa causada pela exposição excessiva ao sol. De forma geral se apresenta como pequenos pontos irregulares nas cores rosa, vermelho ou bege localizados na face, orelhas, dorso das mãos e braços, em pessoas com pele clara, embora possa surgir em outras áreas expostas ao sol.

A queratose actínica é de crescimento lento e não apresenta sintomas. Às vezes, desaparece por si só, mas pode recidivar.

Em alguns casos, pode se transformar em câncer de células escamosas. A maioria das queratoses actínicas não se torna câncer, mas às vezes pode ser difícil distingui-las de um câncer de pele propriamente dito, por isso, recomenda-se sempre tratá-las. Se não forem tratadas, o paciente deve fazer acompanhamento clínico para observar qualquer alteração que possa ser um sinal de câncer de pele.

Carcinoma espinocelular in situ

O carcinoma espinocelular in situ ou doença de Bowen é a forma mais precoce do câncer espinocelular. In situ significa que as células desses cânceres ainda estão restritas à epiderme (camada superior da pele) e não invadiram as camadas mais profundas da pele.

A doença de Bowen surge como manchas avermelhadas. Quando comparadas com a queratose actínica, as manchas da doença de Bowen tendem a ser maiores, avermelhadas, escamosas e cobertas por crostas. Assim como a queratose actínica, a doença de Bowen geralmente não provoca sintomas, embora possa apresentar coceira ou dor.

Como a maioria dos cânceres de pele, estas manchas aparecem com maior frequência nas áreas expostas ao sol. A doença de Bowen também pode ocorrer na pele das áreas anal e genital (eritroplasia de Queyrat ou papulose bowenoide), muitas vezes relacionada a infecções sexualmente transmissíveis pelo vírus do papiloma humano (HPV).

A doença de Bowen pode evoluir para um câncer de pele espinocelular invasivo, por isso recomenda-se que se faça tratamento. Os pacientes com doença de Bowen têm um risco aumentado para outros tipos de câncer de pele, por isso devem realizar acompanhamento clínico.

Fonte: American Cancer Society (10/05/2016)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive