As lesões pré-cancerosas podem evoluir para câncer de pele ou podem já ser um câncer de pele em estágio inicial.
Queratose actínica
A queratose actínica, também conhecida como queratose solar, é uma condição pré-cancerosa causada pela exposição excessiva ao sol. De forma geral se apresenta como pequenos pontos irregulares nas cores rosa, vermelho ou bege localizados na face, orelhas, dorso das mãos e braços, em pessoas com pele clara, embora possa surgir em outras áreas expostas ao sol.
A queratose actínica é de crescimento lento e não apresenta sintomas. Às vezes, desaparece por si só, mas pode recidivar.
Em alguns casos, pode se transformar em câncer de células escamosas. A maioria das queratoses actínicas não se torna câncer, mas às vezes pode ser difícil distingui-las de um câncer de pele propriamente dito, por isso, recomenda-se sempre tratá-las. Se não forem tratadas, o paciente deve fazer acompanhamento clínico para observar qualquer alteração que possa ser um sinal de câncer de pele.
Carcinoma espinocelular in situ
O carcinoma espinocelular in situ ou doença de Bowen é a forma mais precoce do câncer espinocelular. In situ significa que as células desses cânceres ainda estão restritas à epiderme (camada superior da pele) e não invadiram as camadas mais profundas da pele.
A doença de Bowen surge como manchas avermelhadas. Quando comparadas com a queratose actínica, as manchas da doença de Bowen tendem a ser maiores, avermelhadas, escamosas e cobertas por crostas. Assim como a queratose actínica, a doença de Bowen geralmente não provoca sintomas, embora possa apresentar coceira ou dor.
Como a maioria dos cânceres de pele, estas manchas aparecem com maior frequência nas áreas expostas ao sol. A doença de Bowen também pode ocorrer na pele das áreas anal e genital (eritroplasia de Queyrat ou papulose bowenoide), muitas vezes relacionada a infecções sexualmente transmissíveis pelo vírus do papiloma humano (HPV).
A doença de Bowen pode evoluir para um câncer de pele espinocelular invasivo, por isso recomenda-se que se faça tratamento. Os pacientes com doença de Bowen têm um risco aumentado para outros tipos de câncer de pele, por isso devem realizar acompanhamento clínico.
Fonte: American Cancer Society (10/05/2016)
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.