Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[LEGISLATIVO] PL quer reduzir prazo para tratar câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/03/2018 - Data de atualização: 20/03/2018


O que houve?

O deputado Jorginho Mello (PR-SC) apresentou no plenário da Câmara dos Deputados o PL 9665/2018 para alterar a lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com câncer comprovado e estabelece prazo para seu início.

A lei nº 12.732 estabelece que o paciente com neoplasia maligna receba gratuitamente todos os tratamentos necessários para a sua cura. Define também que para receber o tratamento é necessário um diagnóstico firmado em laudo patológico que confirme a existência da doença. De posse desse laudo, o paciente tem o prazo de até 60 dias para ter o primeiro atendimento concedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Jorginho, o problema é que "esse prazo de 60 dias é demasiadamente longo e, ao final, ao invés de ajudar o paciente, pode atrasar muito o início do tratamento de saúde, dificultando a cura”. Portanto, "o que se pretende com este projeto de lei é diminuir o prazo de início de tratamento de 60 para 30 dias e ainda incluir um parágrafo que estabelecerá que quando for diagnosticada neoplasia maligna de estágio 3 ou superior o tratamento deverá ser iniciado imediatamente”.

O deputado informa que "a redução do prazo de 60 para 30 dias para início do tratamento é importante não só pelo rápido início do tratamento físico, mas também auxilia na recuperação psicológica do paciente, uma vez que a espera pelo início do tratamento é parte muito dolorosa e angustiante ao enfermo”.

E agora?

A matéria aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive