Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Jornalista que enfrentou Câncer compartilha sua História com Pacientes

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/10/2012 - Data de atualização: 18/10/2012


Lu Dressano é jornalista e autora do livro Histórias de cada um... No meio do rio, pequenos e grandes milagres. Publicado em 2008, a obra já teve duas edições e faz parte do projeto Livro nos Hospitais, encampado pela própria Lu e cujo objetivo é levar conforto e fortalecer os pacientes com câncer durante a difícil fase do tratamento.

A própria autora escreveu o livro enquanto passava pelo tratamento de um câncer de mama. "O textos foram escritos durante o tratamento, em 1999, mas o livro só foi formatado em 2008". Histórias de cada um... já foi distribuído em diversos centros de tratamento de câncer e, em breve, estará disponível na internet.
Instituto Oncoguia - Como foi ouvir o diagnóstico de câncer?

Lu Dressano - Tive um câncer de mama. A certeza do diagnóstico, logo após a cirurgia, fez abrir meu chão. Fiquei deprimida e chorei muito. Não queria mais saber de viver. Mas foi depois de um sonho com o meu pai, que uma força brotou em meu coração. Senti que renasci e resolvi fazer a minha parte.

Instituto Oncoguia - Como foi seu tratamento? Qual foi o momento mais difícil dele?

Lu Dressano - Primeiro foi a radioterapia. Em seguida veio a quimio, que me fez perder todo o cabelo. Talvez, o momento mais difícil tenha sido o de aceitar: receber a notícia, entrar em desespero, refletir e redirecionar a mente. Depois, simplesmente segui cada etapa, agradecida por ter acesso ao tratamento e por ter sido diagnosticada logo no início.

Instituto Oncoguia - O que mudou na sua vida após o tratamento? Como você se sente hoje?

Lu Dressano - Mudou tudo. Minha forma de agir, pensar e escolher. Passei a me respeitar mais, a querer agradar a mim para depois agradar outras pessoas. Ainda me perco em algumas situações, mas tenho exercitado uma filosofia de vida que se resume em: aquietar a mente, elevar a alma e ouvir meu coração. Hoje me sinto mais segura, mais leve e mais feliz. Procuro a cada dia melhorar enquanto pessoa, a buscar o que tenho de melhor.

Instituto Oncoguia - Por que escrever um livro? Como foi relembrar todo o processo da doença?

Lu Dressano - O textos foram escritos durante o tratamento, em 1999. Naquela época, não sabia que estava escrevendo um livro. Eu somente desabafava e deixava a emoção sair. O livro só foi formatado em 2008, com a intenção de poder fortalecer pacientes em tratamento.

Instituto Oncoguia - O que é o projeto Livro nos Hospitais?

Lu Dressano - A ideia do projeto é levar a leitura para dentro dos hospitais. Acredito que enxergar o lado belo da vida desperta a força interior do paciente. Por isso mesclei entre os textos fotos da natureza, que são seguidas por frases retiradas da herança espiritual da humanidade. Tudo isso junto reflete uma leveza ao tratar de um assunto tão denso. Já imprimi duas edições, com patrocínio e apoio. No total foram 6.600 exemplares, distribuídos em hospitais e clínicas de tratamento de câncer.

Instituto Oncoguia - Há planos para lançar outros títulos dentro do projeto?

Lu Dressano - No momento não. Tenho algumas idéias, mas por enquanto busco patrocínio para poder imprimir novos exemplares, em uma terceira edição, para fazer outras distribuições em hospitais. Gostaria inclusive que outros títulos e outros autores pudessem se juntar ao projeto. Que bom seria se os pacientes tivessem acesso a uma leitura otimista e fortalecedora. Isso poderia ocorrer, inclusive, com pequenas bibliotecas que chegassem até os quartos. O paciente escolheria o título e teria a oportunidade de refletir com essas leituras. É mais um caminho!

Instituto Oncoguia - Como o paciente pode ter acesso a eles?

Lu Dressano - Os exemplares foram distribuídos gratuitamente nos principais hospitais de tratamento de câncer, entre eles, Unicamp, Hospital de Câncer de Barretos, A.C. Camargo, Amaral Carvalho (Jaú-SP) e Centro Infantil Boldrini. A partir deste ano, estaremos disponibilizando o livro via internet, em capítulos semanais. Para conferir basta acessar Instituto Lado a Lado pela Vida. Para quem não quiser esperar, a Livraria da Vila, em São Paulo, ainda possui alguns exemplares.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive