Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia acontece em São Paulo, nos dias 5 e 6 de fevereiro

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


O Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor, realiza em São Paulo, no mês de fevereiro, o IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia. 

O Fórum, reconhecido por ser o único do país a reunir os mais diversos agentes no universo do câncer para a discussão dos principais problemas enfrentados pelo paciente brasileiro, pela primeira vez tem a programação estendida em dois dias de evento. 

Nos dias 5 e 6/2, governo, prestadores, legisladores, entidades médicas, indústria, planos de saúde e pesquisadores, entre outros, terão um espaço aberto para debates e para construção conjunta de soluções para os principais problemas da oncologia brasileira. 

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, aponta que o Fórum representa uma importante oportunidade para se traçar estratégias conjuntas para um avanço real nas políticas brasileiras de atenção oncológica. 

"O Brasil tem progredido no atendimento ao paciente oncológico. Mas ainda enfrentamos imensos problemas, como o ineficiente acesso a diagnóstico precoce e tratamento rápido e de qualidade, morosidade na aprovação de novos medicamentos no SUS, ineficiência e carência de centros e unidades de atendimento oncológico em diversas regiões do país etc. O Fórum Oncoguia abre oportunidade para se ouvir as boas experiências e angariar o apoio de indivíduos e instituições comprometidas com a melhoria da oncologia no país”.

Discussões 

A formatação dos debates e palestras do Fórum vai de encontro aos principais problemas enfrentados pelos brasileiros que vivem com câncer, a partir de um diagnóstico feito pela entidade em seus programas de atendimento e suporte e de seu contínuo acompanhamento e monitoramento às políticas brasileiras de atenção oncológica.

Temas como os desafios para promoção da saúde e prevenção do câncer, acesso ao diagnóstico precoce, regulação do sistema de saúde, papel da Anvisa na garantia de acesso a tratamento do câncer, acesso rápido e de qualidade a tratamentos no SUS e garantia dos direitos dos pacientes estão no programação da IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia. 

Entre os convidados para as discussões estão representantes Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), da Associação Médica Brasileira (AMB), Interfarma e muitos outros prestadores em saúde e tomadores de decisão no ‘universo’ do câncer. 

O Fórum Oncoguia 

Realizado há 4 anos, o Fórum Oncoguia é o principal evento brasileiro de políticas públicas em oncologia. A sua IV edição nacional acontece após uma série de rodadas regionais de discussões, realizadas no ano passado. Em 2013, o Instituto Oncoguia aportou nas cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Goiânia (GO), onde dialogou com autoridades locais em saúde, para compreender melhor as realidades locais e ter uma percepção mais ampla do espectro da oncologia brasileira. Em 2014, a entidade continua a realizar os Fóruns Regionais.  
________________________________________________________________________

Programação

05 de fevereiro de 2014

07h30 às 08h30 - Credenciamento
08h30 às 09h00 - Apresentação do Instituto Oncoguia e objetivos do Fórum
09h00 às 09h30 - Câncer um problema global de Saúde Pública
09h35 às 11h00 - Como podemos ser mais efetivos na promoção da saúde e prevenção do câncer?
11h00 às 13h00 - Acesso ao diagnóstico precoce e o desafio da regulação da assistência
13h00 às 14h30 - Almoço
14h30 às 15h30 - O papel da ANVISA na garantia de acesso a tratamento do câncer
15h30 às 17h30 - Os desafios para se garantir o acesso rápido e de qualidade aos tratamentos contra o câncer no SUS

06 de fevereiro de 2014

08h30 às 10h30 - Pesquisa Clínica no Brasil: desafios e prioridades
10h30 às 12h30 - O novo Rol da ANS
12h30 às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h00 - Palestra - O que podemos fazer para melhorar a infraestrutura para diagnosticar e tratar o câncer no Brasil?
14h15 às 16h00 - Acesso a suporte multidisciplinar – teoria e prática
16h00 às 17h30 - Garantindo os direitos dos pacientes: bate papo com quem pode fazer a diferença.
17h30 - Encerramento
______________________________________

Serviço

IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia

Data: 5 e 6 de fevereiro
Horário: Das 8h30 às 18h00
Local: CIEE (Centro de Integração Empresa Escola)
Endereço: Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo/SP
Inscrições gratuitas no Portal Oncoguia
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009, que tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente, Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia (o maior e mais completo canal de informações brasileiro em oncologia), o Programa Navegador (na comunidade M´Boi Mirim) e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas (0800 773 1666), o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.

Mais Informações à Imprensa

Giovana Camargo 
Tel: (11) 98383.2180


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive