top

Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Instituto Oncoguia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/02/2015 - Data de atualização: 25/11/2015


A Voz do Paciente com Câncer

A ONG Instituto Oncoguia foi fundada em 2009 por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados pela psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros. Dessa união nasceu uma associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.

Como estrutura central do trabalho da ONG existe o portal Oncoguia lançado em 2003 com a missão de levar informação de qualidade e realmente útil, além de dicas de qualidade de vida para pacientes enfrentando o diagnóstico e tratamento de um câncer. O portal cresceu muito e Luciana percebeu a necessidade de ampliar o trabalho, abraçando outras frentes e novas formas de atuação.

Todo o trabalho do Instituto Oncoguia está inserido num contexto muito desafiante e dolorido, pois apesar de não termos no Brasil um programa adequado para registro de casos de câncer, sabemos que anualmente quase 600 mil pessoas recebem o diagnóstico e aproximadamente 40% já descobrem o câncer em estágios avançados. Outro dado muito sério é que não sabemos quantos são os pacientes que convivem com a doença, além de enfrentarmos problemas básicos como o alto grau de desinformação e preconceito da população, e questões urgentes e complexas, como a dificuldade no acesso a atendimentos médicos, exames e tratamentos tanto padrões, quanto modernos e de alto custo disponíveis somente para uma pequena e exclusiva parcela da população. Hoje, podemos afirmar com raríssimas exceções que: "o câncer está na fila de espera no Brasil e que precisa urgentemente ser mais priorizado”.

Promover acesso é prioridade no mundo do câncer! E estamos falando de acesso à informação de qualidade, a detecção precoce, a tratamentos rápidos e de qualidade e também a qualidade de vida.

Outro ponto muito importante é a Informação, etapa fundamental da engrenagem capaz de provocar a necessária mudança de postura com relação à forma como nos cuidamos (com ou sem câncer) e também, como lutamos a fim de garantir nossos direitos. Temos o desafio de conseguir, com apoio de muito informação de qualidade e acolhimento, a tão importante mudança de atitude.

Ter atitude é ser um PAR – um Paciente Ativo e Responsável com a própria saúde e porque não, com a própria vida! Isso faz toda a diferença também no mundo do câncer e nas nossas tão esperadas mudanças.

A batalha é grande, mas o Instituto Oncoguia compromete-se a não medir esforços para superar todos os desafios existentes, oferecendo cada vez mais Informação e Orientação Personalizada, Apoio e Acolhimento e defendendo todos os direitos daqueles que lutam diariamente contra um câncer. Também estamos muito comprometidos com que tenhamos no Brasil melhores políticas públicas e privadas de câncer.

Temos muito trabalho pela frente, e, para isso, precisamos da participação e envolvimento de toda a população, sobretudo das pessoas que enfrentam ou já enfrentaram o câncer!

Sonhamos com um Brasil e, por que não, com um mundo onde o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer não mais existam.

Temos muitas vidas para salvar!

E Você, não se esqueça, Você não esta sozinho!

Equipe  Instituto Oncoguia

Missão

Ajudar o paciente com câncer a viver melhor.
 
Visão

Que toda pessoa diagnosticada com câncer no Brasil tenha o Instituto Oncoguia como referência de apoio e informação de qualidade.
 
Valores


Acessibilidade, Transformação, Motivação, Acolhimento, Paixão pela causa,
Perseverança.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive