Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Imagem Corporal e Sexualidade após o Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/10/2014 - Data de atualização: 24/07/2020


Aprender a aceitar e se sentir bem com o seu corpo durante e após o tratamento do câncer de mama é uma jornada pessoal e diferente para cada mulher. Informações e apoio podem ajudá-la a lidar com essas mudanças de maneira mais fácil.

Sentindo-se bem durante e após o tratamento

Além do estresse emocional que o câncer e seu tratamento podem causar, muitas mulheres acabam tendo que lidar com algumas mudanças na aparência.

Mudanças, como a perda de cabelo, apesar de ocorrem de imediato, podem ter um efeito profundo sobre como uma mulher se sente sobre si mesma. Uma série de opções estão disponíveis para ajudá-la a lidar com a perda de cabelo, incluindo perucas, chapéus e lenços. Assumir a careca também é uma opção!

Outras mudanças são mais permanentes, como a perda dos seios (mesmo que em parte) após a cirurgia. Algumas mulheres optam por fazer uma reconstrução, mas se essa opção não for viável para você, ainda tem outras, como próteses ou simplesmente não usar nada.

Sexualidade após o câncer de mama

Algumas mudanças físicas, especialmente após a cirurgia, podem torná-la menos confortável ​​com sua autoimagem. Além disso, alguns tratamentos, como a quimioterapia e a hormonioterapia, podem alterar seus níveis hormonais, afetando assim seu interesse sexual.

Os possíveis problemas no relacionamento também são importantes. Seu parceiro também pode ficar inseguro, preocupado em como expressar seu amor depois do tratamento, especialmente após a cirurgia. O câncer de mama pode ser uma experiência de crescimento para o casal. Converse com o seu parceiro sobre seus receios e deixe que ele participe da tomada de decisões.

Encontrando ajuda e suporte

Independente das mudanças que você possa experimentar, é importante buscar apoio e suporte para ajudá-la a lidar com elas. Comece pedindo orientação para seu médico. Ele poderá indicar qual direção seguir.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive