Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Ijoma registra 140 pessoas diagnosticadas com câncer no Amapá em 2017

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/05/2018 - Data de atualização: 18/05/2018


Com a falta de dados estatísticos sobre os casos de câncer no Amapá, o Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), referência do assunto no estado, lançou os dois primeiros levantamentos dos casos registrados pelo instituto em 2017 e no primeiro trimestre de 2018.

No ano passado, 140 pessoas tiveram o diagnóstico de câncer. Só no primeiro trimestre desse ano, 36 casos foram registrados. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (17) na sede do Ijoma.

Para Marcelo da Silva Bentes, coordenador do controle de dados do instituto, esse é um passo importante, não somente para trabalhos internos da entidade, mas também para a saúde pública no estado.

"Com esses números, conhecemos a realidade voltada ao câncer no Ijoma, mas por falta desses dados na esfera estadual, vamos, naturalmente, nos tornar a principal referência estatística sobre os casos de câncer no Amapá", ressaltou.

Em comparação ao que foi levantado no primeiro trimestre de 2017, a média deste ano se manteve. "Lançamos os dados do ano passado e do primeiro trimestre de 2018 para justamente termos algum parâmetro. Foram 33 casos registrados entre janeiro e março de 2017, neste ano, foram 36. Agora podemos confirmar que a média se manteve", explicou Bentes.

Em outubro de 2017, mês de conscientização ao câncer, 20 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Esses foram os maiores números apresentados no ano passado em um mês.

Entre o gênero, as mulheres representam cerca de 70% dos casos diagnosticados com a doença, enquanto os homens 30%, com idade média de 25 a 55 anos. Já sobre os tipos de câncer, os mais incidentes são os de próstata e mama.

O levantamento de dados acontecerá a cada três meses pelo setor de controle de dados do Ijoma e com base nele ações podem ser projetadas pelo insituto.

Fonte: G1 Amapá

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive