Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Ijoma registra 140 pessoas diagnosticadas com câncer no Amapá em 2017

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/05/2018 - Data de atualização: 18/05/2018


Com a falta de dados estatísticos sobre os casos de câncer no Amapá, o Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), referência do assunto no estado, lançou os dois primeiros levantamentos dos casos registrados pelo instituto em 2017 e no primeiro trimestre de 2018.

No ano passado, 140 pessoas tiveram o diagnóstico de câncer. Só no primeiro trimestre desse ano, 36 casos foram registrados. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (17) na sede do Ijoma.

Para Marcelo da Silva Bentes, coordenador do controle de dados do instituto, esse é um passo importante, não somente para trabalhos internos da entidade, mas também para a saúde pública no estado.

"Com esses números, conhecemos a realidade voltada ao câncer no Ijoma, mas por falta desses dados na esfera estadual, vamos, naturalmente, nos tornar a principal referência estatística sobre os casos de câncer no Amapá", ressaltou.

Em comparação ao que foi levantado no primeiro trimestre de 2017, a média deste ano se manteve. "Lançamos os dados do ano passado e do primeiro trimestre de 2018 para justamente termos algum parâmetro. Foram 33 casos registrados entre janeiro e março de 2017, neste ano, foram 36. Agora podemos confirmar que a média se manteve", explicou Bentes.

Em outubro de 2017, mês de conscientização ao câncer, 20 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Esses foram os maiores números apresentados no ano passado em um mês.

Entre o gênero, as mulheres representam cerca de 70% dos casos diagnosticados com a doença, enquanto os homens 30%, com idade média de 25 a 55 anos. Já sobre os tipos de câncer, os mais incidentes são os de próstata e mama.

O levantamento de dados acontecerá a cada três meses pelo setor de controle de dados do Ijoma e com base nele ações podem ser projetadas pelo insituto.

Fonte: G1 Amapá

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive