Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

IBM usa inteligência artificial para prever câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/06/2019 - Data de atualização: 24/06/2019


(FOTO: IGOR GOLOVNIOV/SOPA IMAGES/LIGHTROCKET VIA GETTY IMAGES)

A IBM está usando a tecnologia de inteligência artificial para projetar as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama maligno dentro de um ano. Segundo a empresa, o sistema conseguiu prever 87% dos casos de surgimento de câncer e interpretar corretamente 77% dos casos em que não havia câncer maligno. Para fazer a projeção, o programa usa o histórico do paciente e imagens de mamografias.

A empresa treinou o sistema de inteligência artificial com imagens anônimas de mamografias e dados clínicos, permitindo que o algoritmo conseguisse fazer comparações com precisão.

Segundo a companhia, a tecnologia pode reduzir a chance de diagnósticos errados ao estabelecer conexões entre informações que não são mostradas na mamografia, como deficiência de ferro ou da tireoide. A IBM usa também dados sobre biópsia, testes de laboratório, registros de câncer e diagnósticos e procedimentos anteriores.

A ideia não é que o algoritmo substitua os médicos no diagnóstico, mas a inteligência artificial poderia funcionar como um consultor, de acordo com a IBM. "O sistema poderia verificar o diagnóstico do radiologista e reduzir as chances de o paciente fazer mais exames desnecessários para avaliar o caso. Isso pode ser particularmente importante em países onde faltam médicos e muitas vezes os radiologistas não têm um colega com quem se consultar”, segundo a empresa.

Fonte: Época Negócios

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive