Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

IBM usa inteligência artificial para prever câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/06/2019 - Data de atualização: 24/06/2019


(FOTO: IGOR GOLOVNIOV/SOPA IMAGES/LIGHTROCKET VIA GETTY IMAGES)

A IBM está usando a tecnologia de inteligência artificial para projetar as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama maligno dentro de um ano. Segundo a empresa, o sistema conseguiu prever 87% dos casos de surgimento de câncer e interpretar corretamente 77% dos casos em que não havia câncer maligno. Para fazer a projeção, o programa usa o histórico do paciente e imagens de mamografias.

A empresa treinou o sistema de inteligência artificial com imagens anônimas de mamografias e dados clínicos, permitindo que o algoritmo conseguisse fazer comparações com precisão.

Segundo a companhia, a tecnologia pode reduzir a chance de diagnósticos errados ao estabelecer conexões entre informações que não são mostradas na mamografia, como deficiência de ferro ou da tireoide. A IBM usa também dados sobre biópsia, testes de laboratório, registros de câncer e diagnósticos e procedimentos anteriores.

A ideia não é que o algoritmo substitua os médicos no diagnóstico, mas a inteligência artificial poderia funcionar como um consultor, de acordo com a IBM. "O sistema poderia verificar o diagnóstico do radiologista e reduzir as chances de o paciente fazer mais exames desnecessários para avaliar o caso. Isso pode ser particularmente importante em países onde faltam médicos e muitas vezes os radiologistas não têm um colega com quem se consultar”, segundo a empresa.

Fonte: Época Negócios

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive