Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Hospital de Câncer de Barretos inaugura Centro de Pesquisa Molecular em Prevenção de Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/03/2017 - Data de atualização: 23/03/2017


Referência no tratamento de oncologia, o Hospital do Câncer de Barretos comemora 55 anos de história em 2017 com o lançamento de grandes projetos. Ainda neste primeiro semestre, a instituição vai inaugurar o novo Centro de Pesquisa Molecular em Prevenção de Câncer. O prédio, localizado na cidade de Barretos, hospedará o primeiro biotério da entidade, uma área que permitirá testar a ação tumorigênica da exposição a fatores ambientais e ocupacionais. O Biotério permitirá também a realização de testes de novos medicamentos em camundongos, antes do tratamento com pacientes. "Algumas medicações são eficazes em estudos pré-clínicos, com células tumorais, mas para confirmar a sua segurança e ação, precisamos primeiro de testar em animais", afirma Rui Manuel Reis, diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCB.

O Centro de Pesquisa possuirá três andares, preparados com equipamentos modernos e tecnologia avançada para realização de pesquisa nos mais diferentes campos da oncologia molecular, como genômica, por exemplo, que analisa o DNA do tumor do paciente e estudos de funcionamento anormal e agressivo das células tumorais. O prédio irá ainda disponibilizar uma extensão do banco de amostras biológicas (tumor, tecido normal e sangue) dos pacientes do Hospital de Câncer de Barretos, que reúne hoje mais de 170,000 amostras, sendo o maior da América Latina, e terá a sua capacidade duplicada neste novo Centro. Segundo o diretor científico do Instituto, "essa estrutura vai alavancar a capacitação dos alunos de pós-graduação, pesquisadores e médicos, que terão as condições ideais para desenvolver estudos inovadores, e, consequentemente, promover a melhoria na qualidade do diagnóstico e tratamento, melhorando milhares de vidas no final do processo".

Também nesse primeiro semestre do ano, o Hospital vai inaugurar uma nova ala do Centro Cirúrgico em Barretos e um Instituto de Prevenção em Campinas, com cinco unidades móveis para ampliar o trabalho itinerante de educação e prevenção primária do câncer.

Excelência no atendimento
Reconhecido internacionalmente, o Hospital de Câncer de Barretos é considerado ilha de excelência do Sistema Único de Saúde (SUS). Pioneiro no tratamento de combate ao câncer, registra 6 mil atendimentos por dia, recebendo pacientes de todo o Brasil. Em 2016, foram 2.032 municípios registrados ao todo. Mais de 151 mil pacientes passaram pelo Hospital e 829.081 atendimentos foram realizados. Só no ano passado, a instituição diagnosticou 14.200 novos casos de câncer.

Com um corpo de 520 médicos e 4.000 colaboradores, o hospital conta, hoje, com mais de 120 mil m² de área construída, além das 12 unidades móveis que cruzam o país levando prevenção aos lugares mais inesperados. Em 2016, as carretas de prevenção percorreram mais de 160 mil quilômetros, o equivalente a mais de três voltas ao redor da terra e realizaram 130 mil mamografias.

Conheça a rede completa
Hospital de Câncer de Barretos - Barretos - SP
Hospital São Judas Tadeu - Barretos - SP
Hospital de Câncer Infantojuvenil - Barretos - SP
Hospital de Câncer - Unidade Jales - SP
Instituto de Prevenção - Unidade Fernandópolis - SP
Instituto de Prevenção - Unidade Campinas - SP (em construção)
Hospital de Câncer - Unidade Porto Velho - RO
Instituto de Prevenção - Unidade Ji-Paraná - RO
Hospital de Câncer - Unidade Amazônia - RO (em construção)
Instituto de Prevenção - Unidade Juazeiro - BA
Instituto de Prevenção - Unidade Campo Grande - MS
Instituto de Prevenção - Unidade Nova Andradina - MS
Unidades de Prevenção: atualmente são 12 unidades móveis e nove fixas, nas cidades de Barretos/SP, Fernandópolis/SP, Jales/SP, Juazeiro/BA, Campo Grande/MS, Nova Andradina/MS, Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO).
Instituto de Ensino e Pesquisa - Barretos - SP
IRCAD - Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica- Barretos - SP

Fonte: Porta-Voz Comunicação Estratégica

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive