Começar um tratamento contra um câncer implica em adaptar aos efeitos que ele traz. A queda de cabelo é uma das consequências mais complicadas para muitas pessoas. Pensando nisso e para repaginar a autoestima dos pacientes, o Hospital Felício Rocho, junto com a ONG Fio de Luz, inaugurou um banco de perucas para quem perdeu o cabelo ao longo da quimioterapia.
O projeto é feito para as pacientes do hospital através de doação de material e não há custos nem necessidade de devolução ao fim do tratamento.
Segundo a enfermeira do ambulatório de oncologia do Felício Rocho, Ariana Martins, a iniciativa foi criada no dia 1º de fevereiro e cerca de 12 mulheres já passaram por lá. “A proposta veio através de pessoas que queriam ver os pacientes com essa doença se sentindo bem. Muitas mulheres se sentem para baixo, e isso é um incentivo para elas não desanimarem nessa fase tão conturbada”, disse.
O hospital, que também atende pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se tornou um ponto para doação de cabelo e todo material arrecadado é direcionado para a ONG para ser transformado em perucas. Ariana contou que qualquer quantidade de cabelo maior que 20 centímetros é bem-vinda. Para doar, é só procurar o Ambulatório Oncológico, na Rua Aimorés, 3580, no Barro Preto, de 8h até 17h30.
Fonte: G1
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.