top
Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Homeopatia e Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 10/03/2012


Para quem não sabe o que é verdadeiramente a Homeopatia, com certeza irá se assustar quando ouvir falar em tratamento de Homeopatia no paciente com câncer.
É por isso que, antes de falar dos benefícios da Homeopatia nestes casos delicados, irei definir melhor o que vem a ser a maravilhosa Homeopatia.

Homeopatia é um método terapêutico que utiliza medicamentos diluídos e dinamizados e cuja matéria prima é retirada dos reinos animal, vegetal e mineral.

Este método terapêutico é aplicado através de um raciocínio descoberto pelo médico alemão Dr. Frederico Samuel Hahnemann conhecido como "Similia Similibus Curentur” ou seja "Os Semelhantes curados pelos Semelhantes".

Hahnemann nos ensinou como é feita esta semelhança. Ela é feita através da comparação entre os sinais e sintomas que o paciente apresenta quando está doente com o medicamento mais semelhante na Matéria Médica Homeopática.

O maravilhoso no tratamento homeopático é que o mais importante não é o diagnóstico da doença, pois a Homeopatia valoriza o paciente e dá importância a seus sintomas: físico, funcional, emocional e mental, não importando muito se ele é portador de rinite, bronquite, pneumonia ou câncer.

A Homeopatia não irá tratar a rinite do João.

Ela irá tratar o João com sua rinite. Da mesma forma, a Homeopatia não irá tratar o câncer de João. Ela tratará o João que é portador de um câncer.

Agora, falando sobre o paciente portador de câncer.

Todos nós médicos sabemos que o câncer é ainda uma patologia que desafia a medicina desde que o homem existe na face da Terra. Os livros mais antigos já falavam de feridas que não se fechavam, de nódulos que cresciam e se multiplicavam, de vísceras e órgãos que cresciam descontroladamente, de males incuráveis que hoje sabemos que é o câncer.

Muita coisa mudou, a medicina evoluiu muito, principalmente, no campo do diagnóstico precoce pela imunologia, na hematologia, na citologia, na citopatologia, nos exames de Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e no tratamento alopático com o auxílio da quimioterapia, radioterapia, cirurgia, imunomoduladores e muitas outras maneiras de tratamentos inovadores.

Mas de uma coisa todos nós médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, sabemos muito bem que o paciente portador de câncer precisa muito de amor, carinho, dedicação, força, medicina de ponta com médicos especialistas em Oncologia e também, de um acompanhamento multidisciplinar e é neste grupo que a Homeopatia tem o seu enorme valor e vou aqui enumerar os benefícios da Homeopatia ao paciente portador de câncer. São eles:

  • Diminuir a ação dos efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
  • Melhorar a função dos órgãos e vísceras, facilitando a desintoxicação e a eliminação de detritos.
  • Diminuir os edemas e facilitando os vasos sanguíneos e linfáticos.
  • Diminuir as infecções e inflamações difíceis de serem controladas.
  • Melhorar o apetite, a absorção e o aproveitamento do alimento.
  • Diminuir ou estacionar o crescimento de nódulos, tumores e gânglios.
  • Diminuir a dor aguda e crônica.
  • Melhorar a qualidade de vida.
  • Ajudar no equilíbrio emocional e mental.
  • Ajudar o pré e o pós-operatório dos pacientes favorecendo sua recuperação.
  • O medicamento é muito barato, sem efeito colateral e sem contra indicação.
  • Pode ser administrado com outros remédios sem interação medicamentosa.

Dr. João Luiz de Carvalho Mattoso 
Acupunturista
Colaborador convidado pelo Instituto Oncoguia


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2014 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive