É importante compartilhar seu histórico de saúde familiar com seu médico, principalmente se você foi diagnosticado com câncer.
O que é câncer hereditário?
Câncer hereditário significa que uma pessoa nasceu com uma alteração ou mutação genética, que aumenta sua probabilidade de contrair uma doença como o câncer. Essa mutação genética pode vir da mãe, do pai ou de ambos.
Aproximadamente 5 a 10% de todos os cânceres são hereditários. Esse número representa uma pequena porcentagem de todos os cânceres. Entretanto, como podemos dizer que um câncer é hereditário? Algumas dicas:
Testes genéticos para câncer hereditário
O câncer hereditário é diagnosticado por meio de testes genéticos, que consistem no estudo dos genes, cromossomos ou proteínas. Esses testes podem:
O teste genético é feito em uma amostra de sangue ou tecido que contém o material genético, por exemplo, células da parte interna da bochecha da pessoa. Existem mais de 900 testes genéticos disponíveis para uma grande variedade de doenças, incluindo câncer de mama, ovário, cólon, tireoide e outros tipos de neoplasias.
O que um histórico familiar pode mostrar
As informações sobre o histórico familiar de câncer podem ajudar o médico a determinar se:
Informações a serem coletadas
Seu médico vai solicitar informações sobre o histórico de câncer de seus parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) e de segundo grau (avós, tias/tios, sobrinhos/sobrinhas, netos e meios-irmãos). Para cada parente que teve câncer, serão coletados o máximo possível de informações, como:
Mas, lembre-se que para alguns familiares pode ser difícil discutir sua condição de saúde.
Quando compartilhar o histórico familiar sobre câncer com seu médico
Forneça seu histórico familiar sobre câncer ao seu médico logo após o seu diagnóstico e, se possível, antes de iniciar seu tratamento. E sempre que tiver novas informações sobre sua família ou algo que altere seu histórico familiar informe seu médico, uma vez que, os avanços médicos podem mudar a forma como ele avalia seu histórico.
Como coletar e compartilhar seu histórico familiar de câncer
Uma maneira de coletar as informações é usar o questionário de histórico familiar de câncer fornecido pelo geneticista ou pelo seu próprio médico. Você também pode encaminhar o formulário para seus parentes próximos, assim eles podem compartilhar com seus médicos.
Mas, lembre-se, alguns familiares podem não querer essas informações ou mesmo não se importam com elas da mesma forma que você.
Perguntas para fazer ao seu médico
Se após revisar seu histórico familiar de câncer, seu médico suspeita que você pode ter um câncer hereditário, procure entender o que isso significa e quais os próximos passos a serem dados.
Para ajudar preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são bem importantes e não devem ser deixados de lado:
Fonte: Cancer.net (Outubro/ 2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.