Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Governo e Oncoguia promovem seminário para ampliar prevenção e combate ao câncer de colo de útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/03/2022 - Data de atualização: 25/03/2022


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto Oncoguia, realizou, nesta quinta-feira (24), o Seminário “Luta, Cuidado e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero: um compromisso do Maranhão”. O encontro faz parte da programação do Março Lilás, campanha que alerta para a prevenção e combate do câncer de colo de útero.

O objetivo do encontro, que reuniu profissionais da saúde, é promover o fortalecimento de ações para reduzir o número de câncer do colo de útero por meio do incentivo à vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e da realização de exames de colpocitologia oncótica, para atingir as metas nacionais até 2030.

Participando virtualmente do evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da mobilização de todos para a vacinação contra o HPV. “Estamos reunindo todos esses profissionais para tratar de um tema cada vez mais urgente na saúde pública: a prevenção do câncer de colo de útero, um câncer que age de forma silenciosa e já é o segundo mais incidente na população feminina do Maranhão. É fundamental estimular a vacinação contra o HPV e levar informação de qualidade para esse público-alvo, orientando sobre a importância dos exames preventivos com regularidade”, disse o secretário.

Para combater o câncer, desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de atendimento ao paciente oncológico e na descentralização dos serviços. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento são o Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís; o Hospital Macrorregional de Caxias e o Hospital São Rafael, através de convênio, na cidade de Imperatriz. A rede de assistência conta ainda com a parceria do Estado com o Hospital Aldenora Belo e, por meio de contrato, com o Hospital São Domingos em São Luís.

O superintendente de acompanhamento da Rede de Serviços da SES, Candilberto Lima Lopes, destacou o desafio que é enfrentar o câncer no Maranhão. “O Estado tem entrado como um parceiro e uma rede de apoio aos municípios maranhenses. Aqui no Maranhão, nós temos desempenhado esse papel através da nossa rede de Policlínicas, dos Hospitais Regionais e de toda a rede oncológica”, descreveu o superintendente.  

Para a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, a pandemia causou um impacto em todos os exames preventivos, principalmente nas mamografias e exames de papanicolau no país inteiro, por isso, a importância dessa mobilização. “Hoje é o pontapé inicial para que nós possamos nos ouvir, conversar e aprender sobre a questão do câncer de colo uterino. Temos que combater esse câncer”, reforçou Luciana.

Matéria publicada pelo Portal TV Cariri em 24/03/2022



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive