Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gibi sobre câncer de mama é lançado para o público adolescente

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/10/2012 - Data de atualização: 18/10/2012


A Revista Multiplica Replica, que é o resultado de um projeto patrocinado pelo Programa de Incentivo a Projetos Comunitários Susan G. Komen e do Instituto Internacional de Educação e que tem como parceiros o CTO – Centro de Terapia Oncológica, APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Prefeitura Municipal de Petrópolis e Secretaria de Educação, tem por meta favorecer o desenvolvimento postural precoce, estabelecer procedimentos saudáveis e efetivos frente à saúde da mama através das discussões geradas dentro das escolas, aquecer os aspectos culturais, éticos e emocionais do aluno acreditando no poder mobilizador que crianças bem informadas possuem diante de pais e familiares.

Multiplica Replica conta a história de Maria Eduarda, a Duda, uma adolescente rebelde que assiste sem muito interesse a aula de ciências e não percebe que o professor está alertando em relação aos perigos do câncer de mama. Ao fim da aula cada aluno recebe uma revista em quadrinhos que trás instruções para que os adolescentes ajudem na conscientização de suas mães da importância dos exames para prevenção do câncer de mama.

No decorrer da história Duda vai para casa sem nem mesmo olhar a revista, mas sua mãe se interessa pela publicação. Naquela mesma noite após folhear a revista a mãe vai tomar banho e percebe um endurecimento da sua pele na região da mama. Ao sair do banho a mãe pega e lê todo o conteúdo da revista e pensa que nunca fez a mamografia.

A partir daí a mãe de Duda faz os exames necessários e descobre que realmente está com câncer. O desespero da adolescente se transforma em vontade de entender melhor a doença e divulgá-la aos amigos.

Instituto Oncoguia - Como surgiu a idéia de criar um gibi para falar sobre câncer de mama para adolescentes?

Renata Pacheco - A idéia surgiu em 2009, no course for the cure promovido pela Susan G. Komen na cidade do Rio de Janeiro. A idéia é promover uma cultura sobre a saúde da mama e detecção precoce do câncer de mama desde cedo, propiciando a aprendizagem contextualizada sobre o assunto, desenvolver o pensamento crítico e auxiliar a identificar situações que indicam um alerta ao câncer de mama

Instituto Oncoguia - Qual foi o primeiro passo?

Renata Pacheco - Após a aprovação e financiamento da ONG Susan G. Komen, o primeiro passo foi a criação do gibi que teve o texto escrito pela Pedagoga Daniela Carvalho e possui uma linguagem simples e clara e adequada para os adolescentes de 13 a 17 anos que estão cursando do 6º ao 9º ano. Os desenhos e a diagramação foram realizados pelo publicitário Raphael Faria e a coordenação de produção foi de responsabilidade da Comunicação Livre, através da jornalista Carla Coelho e do sócio Wagner Rezende.

Instituto Oncoguia - Onde o gibi está sendo distribuído?

Renata Pacheco - O gibi foi distribuído em 10 escolas municipais da cidade de Petrópolis - RJ, especificamente em Corrêas e bairros adjacentes devido a incidência de câncer de mama em estágio avançado nessa região.

Instituto Oncoguia - Como está sendo a repercussão? Principalmente dos adolescentes?

Renata Pacheco - O gibi foi distribuído na última quarta-feira (27/04) e ainda não temos como mensurar o impacto sobre eles, porém a repercussão na mídia e a receptividade das diretoras e dos professores das escolas foi muito boa com exceção de uma escola em Corrêas que não quis participar do projeto.

Instituto Oncoguia - Durante a execução do projeto, quais os desafios?

Renata Pacheco - O maior desafio é que os adolescentes consigam interpretar o autocuidado da forma que está no gibi e poder multiplicar para seus familiares. Para não ter ruídos nesse "telefone sem fio" tivemos o cuidado de capacitar as diretoras e alguns professores envolvidos para que possam esclarecer possíveis dúvidas durante o desenvolvimento do tema nas escolas.
As escolas terão um cronograma a cumprir para que o assunto seja bastante discutido e entendido. A conclusão deste cronograma é um grande desafio.

Atividades

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Capacitação com os diretores das 10 escolas envolvidas

X







Distribuição das revistas para os diretores

X







Desenvolvimento do tema nas escolas


X

X





Avaliação aplicada pelos professores



X





Culminância em cada escola





X



Exposição dos trabalhos






X


Participação na caminhada do outubro rosa







X


Instituto Oncoguia - Como ter acesso ao gibi?


Renata Pacheco - O acesso foi restrito nesta primeira fase do projeto que foi distribuída apenas 4.000 exemplares para atender as 10 escolas municipais. Estamos trabalhando para conseguir novos parceiros para patrocinar a reimpressão de novos exemplares. A meta é atingir toda a rede municipal de Petrópolis e em seguida obter parceria com o MEC para atingir todo território nacional.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive