Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gerenciando os Efeitos Colaterais da Radioterapia sobre a Menopausa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/04/2014 - Data de atualização: 24/04/2014


A radioterapia na região pélvica faz com que os ovários deixem de produzir o estrogênio e a progesterona levando a mulher à menopausa precoce.

A menopausa precoce devido a radioterapia pode causar sintomas mais visíveis do que uma menopausa natural, podendo incluir:

  • Fogachos e suores.
  • Secura vaginal.
  • Vontade de urinar com frequência.
  • Diminuição do desejo sexual.
  • Dores.
  • Alteração no humor.
  • Falta de concentração.

A menopausa também significa que seus ovários não estão mais produzindo óvulos, o que significa que você não será mais capaz de engravidar.

Terapia de Reposição Hormonal

Você pode fazer a terapia de reposição hormonal para substituir os hormônios que eram produzidos pelos seus ovários. Isto pode melhorar alguns dos sintomas causados pela menopausa, embora não previna a infertilidade.

A menopausa precoce em jovens pode aumentar o risco de desgaste ósseo (osteoporose) e problemas cardíacos quando a mulher estiver com uma idade mais avançada, mas a terapia de reposição hormonal também pode ajudar a proteger esses riscos.

Se o seu tumor não era dependente de hormônios, geralmente não há razão para você não fazer a terapia de reposição hormonal.

Gerenciando os Sintomas da Menopausa

Se a terapia de reposição hormonal não é aconselhável para você ou se você não quer fazer, há outras maneiras de controlar os sintomas da menopausa. Pergunte ao seu médico o que é recomendado para o seu caso.

Algumas mulheres acreditam que se manter num ritmo de vida mais suave, controlando as técnicas de respiração, fazendo yoga ou acupuntura, ajuda com os calores. É possível usar diferentes cremes ou lubrificantes vaginais para reduzir o desconforto da secura vaginal, que pode ser causado pela menopausa. Fazer mudanças de estilo de vida pode reduzir alguns de seus sintomas e melhorar seu estado de saúde em geral.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive