Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fisioterapia auxilia no pós-operatório e tratamento do câncer de próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/12/2018 - Data de atualização: 18/12/2018


O câncer de próstata é um tipo de tumor que pode se desenvolver lentamente ou de forma mais acelerada atingindo outros órgãos. Esta doença aparece normalmente em homens com idade acima dos 40 anos. As pesquisas mostram que ainda após o tratamento existem possibilidades de o paciente sentir algumas sequelas deixadas pelo tumor, como a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Mesmo que o diagnóstico e o tratamento tenham sido realizados por um médico especialista no caso, deve-se lembrar que o trabalho do fisioterapeuta pode reverter as consequências causadas pela doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes diagnosticados estão em uma fase avançada da doença, sem contar a taxa de mortalidade de 25%. Portanto, o tratamento mais indicado é a prostatectomia radical, trata-se de uma cirurgia da próstata.

No entanto, mesmo sendo o melhor método no combate a esse tipo de tumor, a prostatectomia pode contribuir para o surgimento de futuras sequelas, como, por exemplo, a incontinência urinária e fecal, sendo a mais comum entre muitas outras. Conforme estudos realizados, essas reações aparecem de 5% a 60% dos casos.

Essas sequelas incidem de modo expressivo no dia a dia do paciente podendo gerar incômodos, levando-o a se distanciar do convívio social. Pode ser aconselhado procurar imediatamente ajuda médica ao perceber os sintomas.

Entenda de que forma a fisioterapia pode ajudar

A fisioterapia é uma forte aliada para esse tipo de tratamento pós-operatório. A prática tem como objetivo reativar a musculatura do assoalho pélvico que, por sua vez, implica na perda da urina e das fezes por ficar mais frágil após a operação cirúrgica. Pode ser feito através de exercícios exclusivos e recursos apropriados, assim como a eletroestimulação, uma técnica que faz o uso de correntes elétricas com baixa intensidade para estimular os músculos.

Pode-se considerar que quanto mais prematuro o tratamento, a recuperação será mais rápida e os agravos sociais causados devido à alteração serão menores. O tempo estimado do tratamento pode levar de 2 a 3 meses e tem os resultados mais assertivos, principalmente se o paciente for fiel nos exercícios em casa.

Portanto, o trabalho de fortalecimento global muscular deve acontecer independentemente de o paciente estar curado, mas a autorização da clínica é precisa. Dessa forma, vale ressaltar que um tratamento de boa qualidade inicia já na prevenção e todo o acompanhamento periódico do paciente, quebrando os tabus e mitos relacionados à doença.

Se na sua família ou até mesmo algum amigo perceber os sintomas, o ideal é procurar orientações médicas o mais rápido possível, pois o quanto antes for diagnosticado a doença, as chances de cura também serão maiores.

A Clínica SM Care é especializada em fisioterapia e conta com diversos serviços de reabilitação e prevenção de lesões. A empresa conta com equipe de profissionais habilitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas. Ao precisar de serviços de fisioterapia na Vila Olímpia, a clínica SM Care conta com atendimento de alta qualidade, por esse motivo é a mais indicada.

Fonte: Terra

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive