top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Filme mostra pacientes que vivem bem com câncer de próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/06/2016 - Data de atualização: 30/06/2016


Documentário da BBC trata de exames clínicos e apresenta casos em que a doença não requer tratamento

O médico e jornalista britânico Michael Mosley era resistente a fazer o PSA, exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata. Sua angústia tinha a ver com a experiência do pai, que realizou o teste, recebeu o diagnóstico da doença, fez a cirurgia e ficou com sequelas – impotência e incontinência urinária. Morreu dois anos depois, mas de problema no coração. "Sou extremamente cético sobre os benefícios [do teste]”, diz ele.

Há um ano, ele, que faz experiências com o próprio corpo (como ficar infestado por parasitas), filmou um documentário no qual passava por exames clínicos para saber quais deles valiam a pena. E, entre conversas com especialistas e pessoas com diagnóstico de câncer de próstata, decidiu fazer o PSA. O documentário "Are Health Tests Really a Good Idea?” (Exames Clínicos São uma Boa Ideia?) foi reexibido no canal pago BBC Earth, dia 29 de junho, às 19h15, e também no dia 30 de junho, às 12h.

O que fez Michael mudar de opinião? Entrevistas com especialistas e, principalmente, uma conversa com quatro homens que têm câncer de próstata, mas que não passaram por tratamento. Eles simplesmente monitoram o progresso da doença.

Um dos pacientes explica que o acompanhamento frequente permite que, em caso de alteração do quadro, possam ser tomadas medidas imediatas. Outro conta que não pensa no câncer e que vive feliz e tranquilamente com a doença. O jornalista pergunta se, com o conhecimento que têm hoje, fariam novamente o PSA. A resposta é imediata e unânime: sim.

Não se trata de uma experiência sem risco, explica o médico Vincent Gnanapragasam, da Universidade de Cambridge, que faz o monitoramento dos homens com câncer de próstata. Mas há casos em que a doença dificilmente progride – e os homens podem viver sem tratamentos mais agressivos, como cirurgia.

Nos anos 1990, os Estados Unidos começaram a fazer mais do que o PSA (exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata). E, segundo o médico, houve uma enxurrada de diagnósticos da doença – em muitos casos, não havia necessidade de tratamento, já que o câncer não faria mal. "Nós vamos morrer com câncer de próstata, não de câncer de próstata”, destaca o professor Gilbert Welsh, da Dartmouth Medical School.

O filme trata de diversos exames, como mamografia e escaneamento do coração.  Com depoimentos de médicos e de especialistas em saúde pública, Mosley coloca em debate o excesso de exames clínicos em pessoas que não apresentam sintomas ou não têm histórico familiar de doenças. E apresenta o que tem sido feito em termos de saúde pública.

SERVIÇO
"Are Health Tests Really a Good Idea?” (Exames Clínicos São uma Boa Ideia?)
Onde: BBC Earth
Gênero: Documentário
Quando: 29/6, às 19h15, e 30/6, às 12h

Por QSocial
Crédito: Divulgação

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive