top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Filme mostra pacientes que vivem bem com câncer de próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/06/2016 - Data de atualização: 30/06/2016


Documentário da BBC trata de exames clínicos e apresenta casos em que a doença não requer tratamento

O médico e jornalista britânico Michael Mosley era resistente a fazer o PSA, exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata. Sua angústia tinha a ver com a experiência do pai, que realizou o teste, recebeu o diagnóstico da doença, fez a cirurgia e ficou com sequelas – impotência e incontinência urinária. Morreu dois anos depois, mas de problema no coração. "Sou extremamente cético sobre os benefícios [do teste]”, diz ele.

Há um ano, ele, que faz experiências com o próprio corpo (como ficar infestado por parasitas), filmou um documentário no qual passava por exames clínicos para saber quais deles valiam a pena. E, entre conversas com especialistas e pessoas com diagnóstico de câncer de próstata, decidiu fazer o PSA. O documentário "Are Health Tests Really a Good Idea?” (Exames Clínicos São uma Boa Ideia?) foi reexibido no canal pago BBC Earth, dia 29 de junho, às 19h15, e também no dia 30 de junho, às 12h.

O que fez Michael mudar de opinião? Entrevistas com especialistas e, principalmente, uma conversa com quatro homens que têm câncer de próstata, mas que não passaram por tratamento. Eles simplesmente monitoram o progresso da doença.

Um dos pacientes explica que o acompanhamento frequente permite que, em caso de alteração do quadro, possam ser tomadas medidas imediatas. Outro conta que não pensa no câncer e que vive feliz e tranquilamente com a doença. O jornalista pergunta se, com o conhecimento que têm hoje, fariam novamente o PSA. A resposta é imediata e unânime: sim.

Não se trata de uma experiência sem risco, explica o médico Vincent Gnanapragasam, da Universidade de Cambridge, que faz o monitoramento dos homens com câncer de próstata. Mas há casos em que a doença dificilmente progride – e os homens podem viver sem tratamentos mais agressivos, como cirurgia.

Nos anos 1990, os Estados Unidos começaram a fazer mais do que o PSA (exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata). E, segundo o médico, houve uma enxurrada de diagnósticos da doença – em muitos casos, não havia necessidade de tratamento, já que o câncer não faria mal. "Nós vamos morrer com câncer de próstata, não de câncer de próstata”, destaca o professor Gilbert Welsh, da Dartmouth Medical School.

O filme trata de diversos exames, como mamografia e escaneamento do coração.  Com depoimentos de médicos e de especialistas em saúde pública, Mosley coloca em debate o excesso de exames clínicos em pessoas que não apresentam sintomas ou não têm histórico familiar de doenças. E apresenta o que tem sido feito em termos de saúde pública.

SERVIÇO
"Are Health Tests Really a Good Idea?” (Exames Clínicos São uma Boa Ideia?)
Onde: BBC Earth
Gênero: Documentário
Quando: 29/6, às 19h15, e 30/6, às 12h

Por QSocial
Crédito: Divulgação

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive