Câncer de Pele de Células de Merkel

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fatores de Risco para Câncer de Pele de Células de Merkel

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/08/2015 - Data de atualização: 16/07/2016


Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como tomar sol, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecido poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de pele de células de Merkel tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento do câncer de pele de células de Merkel.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o câncer de pele de células de Merkel:

  • Infecção pelo Poliomavírus de células de Merkel (MCV) - Evidências do poliomavírus de células de Merkel podem ser diagnosticadas nas células da maior parte dos carcinomas de células de Merkel. O poliomavírus de células de Merkel é um vírus comum. A maioria das pessoas é infectada em algum momento, muitas vezes antes dos 20 anos, mas a infecção não causa sintomas e, raramente leva, ao câncer de pele de células de Merkel. Dessa forma, não existem exames de rastreamento recomendados ou tratamentos para a infecção MCV. O poliomavírus de células de Merkel foi diagnosticado pela primeira vez em 2008, portanto ainda se sabe muito sobre este vírus. Por exemplo, não está claro como as pessoas infectadas terão câncer de pele de células de Merkel, e se a infecção com o poliomavírus é necessária antes do câncer se desenvolver.

  • Exposição à Radiação Luz Ultravioleta - Acredita-se que a exposição à radiação ultravioleta (UV) é um fator de risco para a maioria dos tipos de câncer de pele, incluindo o câncer de pele de células de Merkel. Os raios ultravioleta danificam o DNA das células da pele. Se esse dano afeta o DNA dos genes que controlam o crescimento das células isso pode conduzir ao câncer de pele.

  • Sol - A luz solar é a principal fonte de raios UV. A maioria dos câncer de pele de células de Merkel começa em áreas do corpo, muitas vezes expostas ao sol, como rosto, pescoço e braços. Pessoas que recebem grande quantidade de exposição ao sol têm um risco aumentado de câncer de pele de células de Merkel. Os raios UV representam apenas uma pequena parcela dos raios solares, mas são a principal causa dos efeitos nocivos do sol sobre a pele.

  • Câmaras de Bronzeamento - As câmaras de bronzeamento artificial são outra fonte de raios UV. Como o câncer de pele de células de Merkel é raro existem estudos avaliando se existe alguma ligação da doença e o uso de bronzeamento artificial. Mas, é evidente que mais exposição aos raios UV pode aumentar o risco. No Brasil são proibidas desde 2009.

  • Tratamento de Psoríase - Alguns pacientes com psoríase, uma doença inflamatória da pele de longa data, são tratados com medicamentos denominados psoralenos  juntamente com luz UV, um tratamento conhecido como tratamento com PUVA. Isto pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele de células de Merkel.

  • Cor da Pele - O risco de câncer de pele de células de Merkel é maior entre os brancos do que para os negros ou hispânicos. Isto é provavelmente devido ao efeito protetor da pele mais escura contra os efeitos nocivos dos raios UV.

  • Idade - O risco de câncer de pele de células de Merkel aumenta com a idade. Na verdade, esse tipo de câncer é muito raro antes dos 50 anos. O aumento do risco está provavelmente relacionado a danos na pele provocados pela exposição ao sol e ao fato de que o sistema imunológico das pessoas tendem a se tornar mais frágil à medida que envelhecem.

  • Gênero - Os homens são mais propensos do que as mulheres a desenvolverem câncer de pele de células de Merkel. Isso pode ser devido a uma maior exposição ao sol.

  • Sistema Imunológico - O sistema imunológico defende o corpo contra os germes, como vírus, além de ajudar o corpo a combater alguns tipos de câncer de pele e de outros órgãos. Pessoas com sistema imunológico debilitado, devido a determinados tratamentos ou doenças, como transplante de órgãos, vírus do HIV, leucemia linfoide crônica, são mais propensas a desenvolverem alguns tipos de câncer de pele, incluindo o câncer de pele de células de Merkel.

Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive