Fatores de Risco para Câncer de Pele de Células de Merkel

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como tomar sol, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecido poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de pele de células de Merkel tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento do câncer de pele de células de Merkel.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o câncer de pele de células de Merkel:

  • Infecção pelo poliomavírus de células de Merkel (MCV). Evidências do poliomavírus de células de Merkel podem ser diagnosticadas nas células da maior parte dos carcinomas de células de Merkel. O poliomavírus de células de Merkel é um vírus comum. A maioria das pessoas é infectada em algum momento, muitas vezes antes dos 20 anos, mas a infecção não causa sintomas e, raramente leva, ao câncer de pele de células de Merkel. Dessa forma, não existem exames de rastreamento recomendados ou tratamentos para a infecção MCV. O poliomavírus de células de Merkel foi diagnosticado pela primeira vez em 2008, portanto ainda não se sabe muito sobre este vírus. Por exemplo, não está claro como isso pode causar o câncer de células de Merkel ou porque existem poucos casos de câncer de pele de células de Merkel quando a infecção com o poliomavírus é muito comum.
     
  • Exposição à radiação ultravioleta. A exposição à radiação ultravioleta (UV) é considerada um importante fator de risco para a maioria dos tipos de câncer de pele, incluindo o câncer de pele de células de Merkel, uma vez que os raios ultravioleta danificam o DNA das células da pele. Esse dano afeta o DNA dos genes que controlam o crescimento das células o que pode conduzir ao câncer de pele.
     
  • Exposição solar. A luz solar é a principal fonte de raios UV. A maioria dos câncer de pele de células de Merkel começa em áreas do corpo, muitas vezes expostas ao sol, como rosto, pescoço e braços. Pessoas que recebem grande quantidade de exposição ao sol têm um risco aumentado de câncer de pele de células de Merkel. Os raios UV representam apenas uma pequena parcela dos raios solares, mas são a principal causa dos efeitos nocivos do sol sobre a pele.
     
  • Câmaras de bronzeamento. As câmaras de bronzeamento artificial são outra fonte de raios ultravioleta. Como o câncer de pele de células de Merkel é raro poucos estudos mostraram se existe alguma ligação da doença e o uso de bronzeamento artificial. Mas, é evidente que mais exposição aos raios ultravioleta pode aumentar o risco. No Brasil as câmaras de bronzeamento são proibidas desde 2009.
     
  • Tratamento de psoríase. Alguns pacientes com psoríase, doença inflamatória da pele, são tratados com medicamentos denominados psoralenos juntamente com luz UV, um tratamento conhecido como PUVA. Isto pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele de células de Merkel.
     
  • Cor da pele. O risco de câncer de pele de células de Merkel é maior entre os brancos do que em negros ou hispânicos. Isto é provavelmente devido ao efeito protetor da pele mais escura contra os efeitos nocivos dos raios UV.
     
  • Idade. O risco de câncer de pele de células de Merkel aumenta com a idade. Na verdade, esse tipo de câncer é muito raro antes dos 50 anos. O aumento do risco está provavelmente relacionado a danos na pele provocados pela exposição ao sol e ao fato de que o sistema imunológico das pessoas tendem a se tornar mais frágil à medida que envelhecem.
     
  • Gênero. Os homens são mais propensos do que as mulheres a desenvolverem câncer de pele de células de Merkel. Isso pode ser devido a uma maior exposição ao sol.
     
  • Sistema imunológico enfraquecido. O sistema imunológico defende o corpo contra os germes, como vírus, além de ajudar o corpo a combater alguns tipos de câncer de pele e de outros órgãos. Pessoas com sistema imunológico debilitado, devido a determinados tratamentos ou doenças, como transplante de órgãos, vírus do HIV, leucemia linfoide crônica, são mais propensas a desenvolverem alguns tipos de câncer de pele, incluindo o câncer de pele de células de Merkel.

Fonte: American Cancer Society (09/10/2018)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho