Fatores de risco para câncer de laringe e hipofaringe

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam distintos fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto, outros,  como, idade e histórico familiar não podem ser alterados.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de laringe tem algum fator de risco, muitas vezes, é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de laringe e hipofaringe:

  • Tabagismo e alcoolismo. O tabagismo é o fator de risco mais importante para o câncer de cabeça e pescoço, incluindo o câncer de laringe e hipofaringe. Esse risco é muito maior em fumantes do que em não fumantes. O consumo de álcool também aumenta o risco de câncer de laringe, sendo maior nas pessoas que consomem mais bebidas alcoólicas. As pessoas que associam o consumo de fumo e álcool em excesso multiplicam o risco, comparadas com as que não fumam ou bebem.
     
  • Infecção pelo vírus do HPV. Alguns tipos do vírus do papiloma humano podem causar câncer de pênis, colo do útero, vulva, vagina, ânus e garganta. A taxa de cânceres de cabeça e pescoço relacionados à infecção por HPV tem aumentado principalmente para os cânceres de orofaringe (garganta). Mas a infecção por HPV é um fator de risco raro para câncer de laringe e hipofaringe.
     
  • Excesso de peso. Ter sobrepeso aumenta o risco de câncer de laringe e orofaringe. Comer alimentos vegetais, sem amido e frutas inteiras, pode ajudar na perda de peso, bem como a evitar o risco de câncer de laringe e hipofaringe.
     
  • Nutrição. Uma má nutrição pode aumentar o risco das pessoas contraírem câncer de laringe ou hipofaringe. Deficiências vitamínicas ocorrem frequentemente em pessoas que abusam do álcool e pode ser parcialmente responsável pelo aumento do risco desses cânceres.
     
  • Síndromes genéticas. Algumas síndromes, como a anemia de Fanconi e adisceratose congênita, causadas por mutações hereditárias em determinados genes, têm um risco elevado de desenvolver o câncer de boca e garganta.
     
  • Exposição ocupacional. Longas e intensas exposições ao pó de madeira, e determinados produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos e indústrias têxteis, além do amianto, podem aumentar o risco de câncer de laringe e hipofaringe.
     
  • Gênero. O câncer de laringe e hipofaringe é cerca de cinco vezes mais comum em homens do que em mulheres. Isso pode acontecer devido aos principais fatores de risco, como tabagismo e alcoolismo serem mais comuns em homens. Entretanto, como o consumo de álcool e tabaco se tornaram mais frequentes entre as mulheres, os riscos para esses tipos de câncer também têm aumentado.
     
  • Idade. O câncer de laringe e hipofaringe geralmente levam muitos anos para se desenvolverem, então, eles não são comuns em pessoas jovens. Mais da metade dos pacientes com esses tipos de câncer têm mais de 65 anos.
     
  • Raça. O câncer de laringe e hipofaringe é mais frequente entre pessoas de raça preta do que em brancos, asiáticos e latinos.
     
  • Refluxo gastroesofágico. Quando o ácido estomacal retorna para o esôfago é denominado refluxo gastroesofágico. Ele pode causar azia e aumentar a chance de câncer de esôfago. Estudos recentes mostraram que também aumenta o risco de câncer de laringe e hipofaringe.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/01/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho