Os pesquisadores estudam os fatores de risco e os fatores de proteção para encontrar maneiras de prevenir o câncer. Tudo o que aumenta as chances de uma pessoa desenvolver a doença é denominado fator de risco de câncer, e qualquer coisa que diminua a chance de desenvolver câncer é chamado de fator de proteção do câncer.
Alguns fatores de risco para o câncer podem ser evitados, mas muitos outros não. Por exemplo, fumar ou determinados genes hereditários são fatores de risco para alguns tipos de câncer, mas apenas o tabagismo pode ser evitado. Os fatores de risco que podem ser controlados por uma pessoa são denominados de fatores de risco modificáveis.
Muitos outros fatores presentes no meio ambiente, alimentação e estilo de vida podem causar ou prevenir o câncer. Aqui mencionaremos apenas os principais fatores de risco de câncer e fatores de proteção que podem ser controlados ou modificados para reduzir o risco de doença. Os fatores de risco não mencionados aqui incluem determinados comportamentos sexuais, uso de estrogênio e exposição ocupacional a certas substâncias ou produtos químicos.
Tabagismo
O uso do tabaco é fortemente associado a um risco aumentado para muitos tipos de câncer. Fumar cigarros é a principal causa dos seguintes tipos de câncer:
Não fumar ou parar de fumar reduz o risco de contrair câncer e morrer devido à doença. Os pesquisadores acreditam que o tabagismo seja a causa de cerca de 30% de todas as mortes por câncer.
Infecções
Alguns vírus e bactérias podem causar câncer. Vírus e outros agentes que causam infecções provocam a maioria dos casos de câncer nos países em desenvolvimento. Exemplos de vírus e bactérias causadoras de câncer incluem:
Duas vacinas para prevenir a infecção por agentes causadores de câncer foram desenvolvidos e aprovadas pelos órgãos de vigilância. Uma é uma vacina para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B. A outra protege contra a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) que causa o câncer de colo do útero. Entretanto, os pesquisadores continuam trabalhando no desenvolvimento de novas vacinas contra infecções causadoras de câncer.
Radiação
Estar exposto à radiação é uma causa conhecida de câncer. Existem dois tipos principais de radiação associada com um risco aumentado para a doença: a radiação ultravioleta proveniente do sol, que é a principal causa do câncer de pele não melanoma, e as radiações ionizantes. A exposição às radiações ionizantes incluem os exames para diagnóstico do câncer, como raios X, tomografia computadorizada, fluoroscopia e exames de medicina nuclear; e o gás radônio, presente no solo das moradias.
Os pesquisadores acreditam que as radiações ionizantes provocam leucemia, câncer de tireoide e câncer de mama em mulheres. Mas, também podem estar associadas ao mieloma múltiplo e aos cânceres de pulmão, estômago, colorretal, esôfago, bexiga e ovário. Estar exposto aos raios X utilizados para diagnóstico aumenta o risco de câncer em pacientes, radiologistas e técnicos de radiologia.
A crescente utilização da tomografia computadorizada, nos últimos 20 anos, aumentou a exposição às radiações ionizantes. O risco de câncer aumenta também com o número de varreduras realizadas e com a dose de radiação utilizada em cada varredura.
Medicamentos Imunossupressores
Medicamentos imunossupressores estão ligados a um risco aumentado de câncer. Estes medicamentos diminuem a capacidade do corpo de bloquear o desenvolvimento do câncer. Os medicamentos imunossupressores são utilizados, por exemplo, em pacientes transplantados para evitar a rejeição do órgão recebido.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.