Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

F

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/06/2013 - Data de atualização: 16/02/2021


Glossário de termos utilizados neste portal:

 

FAP. Condição hereditária na qual pólipos se formam sobre as paredes internas do cólon e do reto, aumentando o risco de câncer colorretal. Também chamado polipose adenomatosa familiar e polipose familiar.

Faringe. A faringe ou garganta é um tubo que começa por trás do nariz e termina na parte superior da traqueia e do esôfago.

Farmacovigilância. Monitoramento e relato de eventos adversos.

Fase crônica. Refere-se aos estágios iniciais da leucemia mieloide crônica e leucemia linfocítica crônica. O número de glóbulos brancos anormais maduros e imaturos na medula óssea e no sangue é maior do que o normal, mas mais baixo do que na fase acelerada.

Fator de risco. Um fator de risco é algo que afeta a chance de uma pessoa de desenvolver uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores, como tabagismo, podem ser controlados, enquanto, outros, como histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.

Fator estimulante de colônias de granulócitos. O fator estimulante de colônias estimula a produção de neutrófilos. É uma citocina, um tipo de agente hematopoiético.

FDA (Food and Drug Administration). Autoridade regulamentar dos Estados Unidos encarregada, entre outras responsabilidades, de conceder aprovações para novos medicamentos.  O equivalente à Anvisa.

Fertilização Assistida. Inclui as técnicas de Reprodução Assistida em que a fertilização é obtida artificialmente por técnicas de micromanipulação.

Fertilização in vitro. Técnica de reprodução assistida em que a fertilização do oócito pelo espermatozoide ocorre em laboratório.

Feto. É o desenvolvimento depois do estágio embrionário. O período fetal começa no final da oitava semana pós-ovulatória, quando mais de 90% ou mais de 4.500 estruturas do corpo adulto tiverem aparecido.

Fibroide. Tumor benigno no músculo, geralmente no útero ou no trato gastrointestinal. Também chamado de leiomioma.

Fígado. Órgão localizado na parte superior do abdome. O fígado tem mais de 500 funções, entre as quais purifica o sangue e ajuda na digestão e secreção biliar.

FISH. Técnica de laboratório usada para examinar genes ou cromossomos nas células e tecidos. As partes do DNA que contêm o corante fluorescente são produzidas em laboratório e adicionadas às células ou tecidos em uma lâmina de vidro. Quando estas partes de DNA se ligam a genes específicos ou áreas de cromossomos na lâmina, elas se tornam fluorescentes sob o microscópio. É também chamada hibridação fluorescente in situ.

Formulário de registro de caso (CRF). Documento impresso, ótico ou eletrônico, projetado para registrar todas as informações de cada sujeito de um estudo clínico, requeridas pelo protocolo para serem relatadas ao patrocinador.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive