Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames Radiológicos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/11/2014 - Data de atualização: 12/11/2014


Os exames de raios X ou radiografias fornecem imagens dos ossos e certos órgãos e tecidos. As radiografias são muito boas para detectar problemas ósseos. A radiografia é um exame rápido, fácil de ser realizado e mais barato do que outros exames de imagem.

Alguns exames de raios X podem ser realizados usando contraste. Por exemplo, uma série radiográfica gastrintestinal inferior, geralmente chamado de enema opaco, são radiografias tiradas após o intestino ser preenchido com sulfato de bário. A urografia excretora usa um meio de contraste para examinar a estrutura e funcionamento do trato urinário (ureteres, bexiga e rins). A tabela abaixo mostra outros exemplos de exames realizados com contraste.

Exames

Órgão

Administração do Contraste

Angiografia, arteriografia

Artérias de todo o corpo, incluindo as do cérebro, pulmões e rins

Cateter na artéria

Pielograma intravenoso

Trato urinário (rins, ureteres, bexiga)

Injeção na veia (IV)

Serie radiográfica do trato gastrointestinal inferior, enema de bário, enema de bário de duplo contraste, enema de bário com contraste de ar

Colón, reto

Enema

Serie radiográfica do trato gastrointestinal superior, esofagografía, estudo radiológico do transito intestinal

Esôfago, estomago, intestino delgado

Boca

Venografia

Veias de todo o corpo geralmente na perna

Cateter na veia


Atualmente, muitos exames de imagem que utilizaram contraste para o diagnóstico estão sendo substituídos por outros métodos, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.

Obtenção da Imagem


Um tubo especial dentro do aparelho de raios-X emite um feixe de radiação controlado. Os tecidos do corpo absorvem ou bloqueiam a radiação em diferentes graus. O tecido denso como do osso bloqueia a maior parte da radiação, mas os tecidos moles, como a gordura ou músculo, bloqueiam menos radiação. Após atravessar o corpo, o feixe incide sobre uma placa com um filme, onde projeta uma espécie de sombra. Os tecidos que bloqueiam quantidades elevadas de radiação, como ossos, aparecem como áreas brancas. Os tecidos moles que bloqueiam menos radiação aparecem em tons de cinza e os órgãos que são principalmente preenchidos com ar, como os pulmões, aparecem normalmente na cor preta. Os tumores são geralmente mais densos do que o tecido circundante, de modo que muitas vezes podem ser vistos com tons mais claros de cinza.

Os exames contrastados fornecem algumas informações adicionais, que não são obtidas em radiografias convencionais. No exame contrastado, o paciente recebe uma dose de material de contraste que circunda, destaca ou preenche partes de corpo para aparecer mais claramente na radiografia. O material de contraste pode ser administrado por via oral, como um enema, na forma de injeção (na veia), ou através de um cateter.

Como se preparar para o Exame

Não é necessário nenhum preparo especial antes da realização de uma radiografia.

A preparação para um estudo com contraste depende do tipo de exame. Ao agendar o exame, o paciente receberá todas as instruções necessárias para isso. 

Realização do Exame


As radiografias são feitas por um técnico em radiologia, que solicitará que o paciente retire todos os objetos metálicos que possam interferir com a imagem.

Dependendo da região do corpo a ser radiografada, o exame pode ser realizado deitado, em pé ou sentado. O tempo de exposição aos raios X é rápido, questão de segundos. No momento do disparo do feixe de radiação, o técnico solicitará que o paciente prenda a respiração.

A radiografia de tórax é geralmente feita em duas incidências (antero-posterior e latero-lateral). Para radiografias abdominais o paciente ficará deitado sobre e mesa de exame.

Duração do Exame


  • Radiografia - 5 a 10 minutos.
  • Angiografia - 1 a 3 horas. 
  • Urografia excretora - 1 hora. 
  • Série gastrointestinal inferior - 30 a 45 minutos. 
  • Série gastrintestinal superior - 30 minutos a 6 horas, dependendo da área em estudo. 
  • Venografia - 30 a 90 minutos.

Possíveis Complicações e Efeitos Colaterais

Em radiografias convencionais, os problemas são raros e pouco prováveis de acontecer.

Informações Adicionais

  • Antes de se submeter a qualquer um destes exames, informe seu médico se você está grávida ou amamentando.
  • Os raios X expõem o corpo à radiação, mas os equipamentos modernos utilizam doses menores de radiação.
  • A radiografia digital, uma técnica mais moderna, cria imagens direto na tela do computador, em vez do filme habitual. As imagens podem ser ajustadas e contrastadas para melhor observação além de poderem ser enviadas a outros computadores em outros centros médicos ou hospitais.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive