Todas as amostras removidas durante a biópsia são analisadas por um patologista, médico especializado na avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar uma doença. Se células cancerosas estão presentes, o patologista determinará o tipo de linfoma a que corresponde. Os patologistas podem determinar o tipo de linfoma, mas geralmente outros exames são necessários para confirmar o diagnóstico.
Citometria de fluxo e imunohistoquímica. Para a citometria de fluxo e imunohistoquímica, as amostras de biópsia são tratadas com anticorpos que se ligam a determinadas proteínas nas células. As células são então analisadas no laboratório (imunohistoquímica) ou com uma máquina especial (para citometria de fluxo) para verificar se os anticorpos se ligam a elas. Esses testes podem ser úteis para distinguir se um linfonodo está aumentado devido ao linfoma, algum outro tipo de câncer ou uma outra doença não maligna. Estes testes também podem ser usados para imunofenotipagem, classificando o linfoma de acordo com os antígenos presentes em sua superfície. Diferentes tipos de linfócitos têm diferentes antígenos em sua superfície. Este exame é muito útil para ajudar os médicos a determinar o tipo exato de linfoma de modo que eles possam definir o melhor tratamento.
Testes cromossômicos. Células humanas normais têm 23 pares de cromossomos, cada um de um certo tamanho e que se parecem de uma certa maneira no laboratório. Mas em alguns tipos de linfoma, as células têm alterações em seus cromossomos, como ter muitos, muito poucos ou cromossomos anormais. Essas mudanças podem ajudar a identificar o tipo de linfoma.
Fonte: American Cancer Society (01/08/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.