Tipos de Câncer

Rabdomiossarcoma

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames das Amostras de Biópsias para Diagnóstico do Rabdomiossarcoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/07/2013 - Data de atualização: 02/05/2017


As amostras retiradas durante uma biópsia são enviadas para análise em um laboratório de patologia. O objetivo do exame anatomopatológico é a obtenção do diagnóstico, por meio da análise das alterações teciduais presentes nas amostras coletadas, retiradas na biópsia ou na cirurgia.

Na maioria das vezes, esse diagnóstico é definitivo, entretanto, em algumas situações, não é possível um diagnóstico conclusivo. As causas mais comuns são a falta de representatividade do material, por exemplo, quando a biópsia retira tecido das imediações e não da lesão principal, os aspectos morfológicos podem excluir alguns diagnósticos, mas não concluir, tornando-se fundamental a correlação clínica e com os exames de imagem para obtenção do diagnóstico.

Os patologistas podem colorir partes da amostra para identificar o tipo de tumor. O produto usado para dar tons na amostra contém anticorpos específicos para o rabdomiossarcoma. A coloração obtida pode ser visualizada sob um microscópio, permitindo que o patologista identifique o tipo de tumor.

Se o diagnóstico de rabdomiossarcoma é confirmado, o patologista ainda realizará mais alguns testes para determinar o tipo do rabdomiossarcoma. Isto é importante para definir o tipo de tratamento a ser realizado. Por exemplo, o rabdomiossarcoma alveolar, que tende a ser mais agressivo, normalmente requer tratamento mais intenso do que o rabdomiossarcoma embrionário.

Fonte: American Cancer Society (21/11/2014)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive