top
Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estética

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/03/2015 - Data de atualização: 18/03/2016


Cuidados com a estética são necessários e importantes para qualquer pessoa. Olhar-se no espelho e gostar do que se vê e perceber nos outros que nossa aparência é agradável, eleva a auto-estima e ajuda em qualquer tratamento de saúde. Por isso, quando se passa por um tratamento contra o câncer é bom se prevenir e buscar orientações para estar sempre de bem consigo mesmo.

Quando falamos em efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, a queda dos cabelos, o ressecamento da pele, a queda dos cílios e das sobrancelhas aparecem entre os problemas estéticos mais temidos. Há ainda os prejuízos causados pelas cirurgias, como os relativos à reconstituição da mama (câncer de mama) e ao convívio tranquilo com a bolsa de colostomia, nos tratamentos de câncer colorretal.
 
A boa notícia é que, quando se faz um tratamento de quimioterapia oral, o risco de queda de cabelos, cílios e sobrancelhas é muito pequeno. Quando isso ocorre, entretanto, é possível lidar com o problema de forma a ele causar o menor incômodo possível.

Para o ressecamento de pele também há saída. Além de ser um problema temporário, que costuma desaparecer no final do tratamento, há como diminuir o incômodo. O uso de cremes hidratantes, feito com a adoção de alguns cuidados de higiene, compensa os efeitos do tratamento e admite, até, o uso de maquiagem.

Convém lembrar que nem sempre a reconstrução mamária pode ser realizada na mesma cirurgia em que se retira o tumor. Por vezes, a estética precisa esperar um pouquinho porque a recuperação precisa vir antes da preocupação com a estética. Desde que as condições clínicas do paciente com câncer permitam, a reconstrução da mama poderá ser realizada logo após a retirada do tumor. O importante nesse momento é ouvir a opinião do oncologista.

É importante lembrar que escolher um modo de vida que garanta o bem-estar pessoal é imprescindível porque é uma conduta capaz de auxiliar positivamente qualquer tratamento e recuperação. Os cuidados com a aparência e com a estética fazem parte dessa recuperação. Se você descuida de seu corpo e deixa de lado aquilo que traz mais conforto e satisfação consigo mesmo poderá estar atrasando a sua própria recuperação. Não se preocupar com sua aparência é diferente de priorizar a recuperação. Tente aliar os cuidados com a saúde aos cuidados estéticos a fim de não se entregar. Reserve um tempinho para escolher roupas adequadas e que lhe caiam bem, passar um perfuminho depois do banho, estar barbeado, usar maquiagem, desde que não interfira em seu tratamento, enfim, são cuidados que irão ajudar e acelerar sua recuperação, devolvendo a auto-estima e a vontade de vencer os obstáculos.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive