A maioria das pessoas com câncer de rim é mais velha. A idade média das pessoas quando diagnosticadas é de 64 anos. O câncer de rim é muito raro em pessoas com menos de 45 anos de idade.
O câncer de rim é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres e é mais comum em afroamericanos e índios americanos (nativos do Alasca).
O câncer de rim está entre os 10 tipos de cânceres mais frequentes entre homens e mulheres. Em geral, o risco de desenvolver câncer de rim em homens é cerca de 1 em 46. O risco para mulheres é de 1 em 82, no entanto, alguns outros fatores também afetam o risco de uma pessoa desenvolver câncer de rim.
Por razões que não estão totalmente claras, a taxa de novos casos de câncer de rim têm aumentado desde a década de 1990, embora pareça ter-se estabilizado nos últimos anos. Parte desse aumento foi provavelmente devido ao uso de exames de imagem mais recentes para o diagnóstico, como tomografia computadorizada, que detecta alguns tipos de câncer que antes não seriam diagnosticados. As taxas de mortalidade para esses cânceres permaneceram estáveis já há vários anos. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de dados sobre o câncer de rim.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.