Tipos de Câncer

Linfoma Não Hodgkin em Crianças

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estadiamento do Linfoma Não Hodgkin em Crianças

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/09/2013 - Data de atualização: 28/05/2017


Uma vez diagnosticado o linfoma não Hodgkin, são realizados exames para determinar o estágio da doença. O tratamento e prognóstico para uma criança com linfoma não Hodgkin depende tanto do tipo exato e da fase em que se encontra a doença.

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da paciente. O sistema de estadiamento utilizado para o linfoma não Hodgkin em crianças é o sistema de estadiamento St. Jude.

Sistema de Estadiamento St. Jude


O sistema St. Jude divide o linfoma não Hodgkin em crianças em 4 estágios. Em geral, os linfomas estágios I e II são considerados estágio restrito da doença e são tratados da mesma maneira. Os estágios III e IV são geralmente considerados estágios avançado da doença e também são tratados da mesma forma.

Estágio I. O linfoma está em um só local, pode ser um tumor localizado não invadindo os linfonodos ou está nos linfonodos somente em uma parte do corpo (pescoço, virilha, axila, etc.). O linfoma não está localizado no tórax ou abdome.

Estágio II. O linfoma estágio II não está localizado no tórax e se aplica uma das seguintes situações:
  • É um tumor único e invadiu os linfonodos próximos, em apenas uma parte do corpo (pescoço, virilha, axila, etc.).
  • Existe mais do que um tumor e/ou em mais de um conjunto de linfonodos do diafragma.
  • O tumor se iniciou no trato digestivo e pode ser removido por cirurgia. Os linfonodos regionais podem (ou não) estar envolvidos.

Estágio III. Para os linfomas estágio III se aplica uma das seguintes situações:
  • O tumor se iniciou no tórax.
  • O tumor se iniciou no abdome e se disseminou para a cavidade e não pode ser ressecado completamente por cirurgia.
  • O tumor está localizado próximo à coluna vertebral.
  • Existem vários tumores localizados em vários linfonodos do diafragma. Por exemplo, os tumores podem acometer os linfonodos axilares e inguinais.

Estágio IV. O linfoma está localizado no sistema nervoso central ou na medula óssea no momento do diagnóstico.

Fonte: American Cancer Society (27/01/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive